Header Ads

Discovery Turbo estreia a terceira temporada de Mestre do Metal


Novos episódios de "Mestre do Metal". (Imagem/Divulgação)
A partir desta sexta-feira, 25 de agosto, às 19h45, o Discovery Turbo acompanha Ian Roussel enquanto segue seu trabalho de “escultor de automóveis”, como ele próprio se define, com a estreia da terceira temporada de MESTRE DO METAL (Full Custom Garage). Esmero, engenhosidade, muita solda e marreta em punho: assim Ian transforma sucatas e peças de máquinas quaisquer em carros que ele mesmo idealiza e tira do papel, parte por parte.

Para cumprir a função de artesão de automóveis, Ian não recusa serviço pesado, nem descarta materiais. Todo e qualquer pedaço de aço retorcido pode ser aproveitado para os projetos mirabolantes que saem de sua própria garagem – um laboratório de experimentação e invenção de automóveis.

Ian faz mais do que modificar ou personalizar carros; ele os constrói praticamente do zero, guiado por suas próprias ideias. Durante o processo artesanal e individual, o mais importante é ir além do que ele mesmo já fez e do que todo o mercado de automóveis customizados já viu.

Cortar chassis, fazer emendas de latarias, construir motores, inventar funções para peças avulsas e garimpar pedaços de ferro e aço que possam ser incorporados aos projetos – no ferro-velho que possui em seu quintal, ou em eventos, feiras e depósitos – são atividades que fazem parte cotidiano Ian.

No episódio de estreia da nova safra, Ian retorna no tempo para se inspirar nos primeiros modelos da década de 1950 e construir sua própria picape rat rod. Até as ponteiras de metal de suas botinas de trabalho surgem como opções de adereços para o projeto – “gosto de transformar coisas que as pessoas conhecem em outras irreconhecíveis”, diz Ian.

Durante o processo, ele revela a cultura e o estilo de vida associados e esses carros clássicos de estética peculiar, rústica: motores envenenados à mostra, latarias pintadas com inscrições e acessórios inusitados dentro e fora da cabine de direção.  Em poucas palavras, os donos de rat rods são os punks do universo automotivo.

Ao longo do episódio, surgem alguns dos personagens que compõem a cena rat rod americana, entre eles está Skratch: o artista é especializado em pintura artística para automóveis e faz arabescos perfeitamente simétricos, à mão, nas latarias.

O ponto de partida é um chassi e compartimento traseiro de uma picape datada do início dos anos 1950, encontrados em estado de sucata por Ian. Todo o restante da carroceria é construído peça a peça. Quando o rat rod fica pronto, já tem destino certo: o carro é levado para uma feira do setor, onde Ian espera ter seu extenso trabalho recompensado com o reconhecimento dos membros da comunidade rat rod.

Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.