Canal Brasil - Destaques de filmes de 18 a 24 de setembro

Destaques da programação Canal Brasil. (Imagem/Divulgação)
Confira os filmes em destaques da programação do Canal Brasil de 18 a 24 de setembro.

SEGUNDA-FEIRA, 18 DE SETEMBRO

“É TUDO VERDADE”: MARTÍRIO (2017) (77’) – 2ª PARTE
Horário: Segunda, dia 18, às 22h
 Classificação: 12 anos
Inédito e exclusivo
 Direção: Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho e Tita Almeida

Sinopse: A produção faz uma extensa contextualização de como os Guarani Kaiowá foram e continuam sendo exterminados brutalmente ao longo dos anos sem qualquer intervenção do poder público, preocupado quase exclusivamente com os interesses de empresários do agronegócio nas terras demarcadas para os indígenas. O diretor menciona os massacres ocorridos desde a Guerra do Paraguai, passando pelo ciclo do mate, as políticas humanitárias e integracionistas de Marechal Rondon na metade do século, as interferências do Estado Novo de Getúlio Vargas, o regime militar e os governos democráticos. Com grande material de arquivo e imagens recentes produzidas especialmente para o documentário, é possível acompanhar como a violência contra a tribo evoluiu e como seus destinos foram traçados nos corredores de Brasília – em discursos higienistas sobre como os indígenas atrapalham a chamada evolução.

A obra conquistou os Candangos de prêmio especial do júri e do júri popular no Festival de Brasília; melhor documentário na Mostra Internacional de São Paulo; melhor longa-metragem no Festival de Cinema de Mar del Plata (Argentina); e melhor filme na Janela Internacional de Cinema do Recife.

TERÇA-FEIRA, 19 DE SETEMBRO

ERA UMA VEZ (2008) (118’)
Horário: Terça, dia 19, às 22h
Classificação: 14 anos
Direção: Breno Silveira

Sinopse: Dé (Thiago Martins) é nascido e criado na comunidade do Cantagalo, localizada entre Copacabana e Ipanema, duas nobres vizinhanças da zona sul carioca, um ambiente hostil e de poucas oportunidades. Filho de Bernadete (Cyria Coentro), uma empregada doméstica, e abandonado pelo pai que nunca conheceu, o jovem perdeu os dois irmãos após envolvimento com narcotraficantes locais – Beto foi assassinado pelos bandidos e Carlão (Rocco Pitanga) acabou expulso do lugar pelos criminosos e preso pelas autoridades. O jovem está decidido a levar uma vida honesta e começa a trabalhar em um quiosque na Praia de Ipanema. Lá, ele se encanta por Nina (Vitória Frate), uma jovem de família rica e moradora de um prédio com vista para a orla. O fascínio é rápido e mútuo, e eles dão início a um namoro apaixonante.

Poucos quilômetros separam fisicamente os personagens, mas a distância entre seus universos é gigantesca. O relacionamento entre o menino da favela e a moça da alta sociedade abre uma série de preconceitos e críticas veladas de ambas as partes. Ele representa a descoberta de um homem puro e de rara sensibilidade, enquanto ela é a definição de amor à primeira vista. As questões sociais, já problemáticas para um casal de realidades tão distintas, ganham contornos ainda mais dramáticos quando Carlão sai da cadeia e elabora um plano para matar o assassino de Beto e tomar o controle do tráfico de drogas na comunidade. A cidade maravilhosa vai mostrar sua faceta partida entre morro e asfalto e a violência vai tomar conta de uma história de paixão incandescente entre dois jovens.

QUARTA-FEIRA, 20 DE SETEMBRO

MARÉ, NOSSA HISTÓRIA DE AMOR (2008) (105’)
Horário: Quarta, dia 20, às 22h
Classificação: 12 anos
Direção: Lúcia Murat

Sinopse: O filme conta a história de Analídia (Cristina Lago)  e Jonatha (Vinícius D'Black), dois jovens moradores da Maré, favela carioca que das palafitas dos anos 60 passou por diversos planos de urbanização chegando hoje a uma população de cerca de 140 mil pessoas. A Maré é dividida hoje entre dois grupos que dominam o tráfico de drogas e que talvez se odeiem mais do que à própria polícia. Quem mora num lado da comunidade não pode ter contato com o outro, sob pena de punição.
Analídia é prima do chefe do tráfico de um dos lados e Jonatha é amigo de infância do chefe do outro lado. Ambos estudam num grupo de dança patrocinado por uma ONG, que fica exatamente no meio dos dois grupos e é dirigido pela ex-bailarina Fernanda (Marisa Orth).

QUINTA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO

BUDAPESTE (2009) (113’)
Horário: Quinta, dia 21, às 22h
Classificação: 16 anos
Direção: Walter Carvalho

Sinopse: José Costa (Leonardo Medeiros) é um ghost writer de grande sucesso. Ele vai para Istambul (Turquia) para uma convenção internacional e no retorno ao Brasil é obrigado a fazer um pouso forçado em Budapeste (Hungria) após uma ameaça de bomba no voo. Sua estada na capital húngara dura apenas alguns dias, mas ele se apaixona pela cidade e pelo idioma local.

Na volta pra casa o autor começa a murmurar palavras em húngaro durante o sono, e busca uma válvula de escape redigindo autobiografias de clientes, buscando encontrar nas histórias de terceiros uma saída para o tédio de seu cotidiano. Seu principal sucesso é o livro O Ginógrafo, sobre as aventuras amorosas do alemão Kaspar Krabbe (Antonie Kamerling) no Brasil. Só que Vanda (Giovanna Antonelli), sua mulher, se apaixona por Krabbe, o que faz com que Costa se sinta traído.

SEXTA-FEIRA, 22 DE SETEMBRO

“CINEMÃO”: O HOMEM DO FUTURO (2011) (106’)
Horário: Sexta, dia 22, às 22h
Classificação: 10 anos
Direção: Claudio Torres

Sinopse: João (Wagner Moura) é um cientista genial, mas extremamente infeliz. Ele credita sua tristeza à humilhação causada por Ricardo (Gabriel Braga Nunes) em uma festa de faculdade. Nesse dia, ele foi do céu ao inferno, conquistando e logo depois perdendo seu grande amor, a bela Helena (Alinne Moraes). O acontecimento o traumatizou gravemente, e ele trabalha em um experimento capaz de o enviar ao passado. Prestes a ser demitido por Sandra (Maria Luisa Mendonça), ele tem a ajuda do amigo Otávio (Fernando Ceylão) para voltar no tempo.

João retorna duas décadas e aterrissa exatamente no dia que gostaria de alterar em sua história. Sua versão mais velha é totalmente diferente do tímido estudante de física, rapaz cândido e com gagueiras em momentos de estresse. O cientista relata o futuro para o menino que, mesmo relutante em aceitar suas instruções, segue à risca o roteiro narrado por sua personalidade futura e consegue evitar o vexame público prestes a acontecer. Depois de alterar com sucesso o caso mais humilhante de sua vida, o pesquisador considera sua tarefa pronta e volta à atualidade. O retorno o obriga a amadurecer e entender a linha cronológica de sua história sem mágoas, compreendendo a importância do sofrimento e desistindo da ideia de uma existência perfeita, composta somente por felicidade.

SÁBADO, 23 DE SETEMBRO

CÃO SEM DONO (2007) (82’)
Horário: Sábado, dia 23, às 22h
Classificação: 16 anos
Direção: Beto Brant e Renato Ciasca

Sinopse:  Inspirado no livro “Até o dia em que o cão morreu” de Daniel Galera, Cão sem Dono narra a história de homem de 25 anos que vive acompanhado apenas de um cachorro que adotou na rua. Quando uma modelo surge em sua vida, seu isolamento é quebrado. O porteiro do prédio e um motoboy também interagem com o jovem. A morte, enfim, surgirá como um fator de destruição, mas ao mesmo tempo como alternativa concreta à apatia.

DOMINGO, 24 DE SETEMBRO

“CONE SUL”: “Família Rodante” (2005) (99’)
- Horário: Domingo, dia 24, às 22h
- Classificação: 12 anos
- Direção: Pablo Trapero

Sinopse: Emilia (Graciana Chironi) é uma mulher de 84 anos, matriarca de uma grande família de Buenos Aires. Todos os entes se reúnem no dia de seu aniversário para homenageá-la em uma festa simples. Numa das ligações que recebe, ela recebe um convite para ser madrinha do casamento de uma neta em Currientes, província próxima à fronteira com o Brasil. Emocionada, ela faz uma proposta com tudo para dar errado e convoca toda a família à cerimônia. Para piorar, a jornada de mais de mil quilômetros entre a capital e o interior é realizada em um trailer velho e quebrado, sem muitas chances de passar incólume pelas estradas de asfalto e terra batida.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato