Home Top Ad

Canal Futura - Programação Semanal de 16 a 20 de abril

Share:

Destaques da programação. (Imagem: Divulgação)
Conheça os destaques da programação do Canal Futura de 16 a 20 de abril. Na segunda-feira, 16/04, às 21h45, no programa Afronta!, a conversa é com Raquel Virgínia. Ela nasceu em São Paulo e durante a vida morou por vários bairros, o que a fez sentir-se cigana da própria cidade. Raquel reafirma questões em torno de ser uma mulher negra e trans.

Às 22h15, na nova temporada da série Entrevista, a apresentadora Marcia Tiburi discute temas relevantes com a professora de comunicação Ivana Bentes. Reconhecendo suas as especificidades contemporâneas e suas possibilidades para o futuro.

Na terça-feira, 17/02, às 20h, no Amor de Cozinha, vamos até Fortaleza (CE), Regina conhece o trabalho do Instituto da Primeira Infância-Iprede, que há mais de 30 anos promove a nutrição e o desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza.

Logo após, às 20h30, o Minha Rua narra a história de Marcelo Eco. Representante da primeira geração de grafiteiros do Rio de Janeiro, sua marca é um personagem de queixo pontudo encontrado em vários pontos da cidade.

Às 22h15, o Entre Escolas apresenta o Dia da Matemática, onde professores mostram que a ela está presente em todas as discilplinas, e a valorização do "por quê?" em atividades que ultrapassam o muro da escola.

Também na terça, às 23h45, na nova temporada, Sebastiana Quebra-Galho, vai até o Conjunto de Favelas da Maré, trocar ideia com as moças que fazem o Maré de Sabores, um projeto que une educação com uma generosa pitada de empoderamento.

Na quarta-feira, 18/04, às 22h, o Um pé de quê? Fala de uma "hortaliça de raiz"! A batata doce é uma planta nutritiva, de fácil cultivo, que não precisa de muita tecnologia para se desenvolver.

Quinta-feira, 19/04, às 20h, o Destino: Educação – Escolas Inovadoras mostra a Ørestad Gymnasium. Localizada em Copenhague, Dinamarca foi construída praticamente sem paredes e toda pensada para um ensino do futuro. Lá, os alunos praticamente não utilizam livros de papel.

Às 20h30, o Turma da Robótica vai mostrar como alunos treinam suas habilidades em pesquisa na Paraíba. Jogos de videogame, inspiram uma equipe do interior de Minas. Em São Paulo, as aulas de robótica ajudam na compreensão dos conteúdos.

Às 22h, o Janelas de Inovação apresenta a Cidade Escola Ayni, em Guaporé, na Serra Gaúcha. Ela foi criada em busca de uma educação do futuro, mas sem ser utópica. As crianças aprendem através de oficinas que as conectam com a natureza e oferecem educação complementar.

Na sexta, 20/04, às 20h, no Show Mambembe, a fanfarra da Orquestra Voadora ocupa a Zona Portuária do Rio de Janeiro. Raphael Vidal, agitador cultural, fala da herança cultural da região. O afoxé dos Filhos de Gandhi também embala o episódio.



CONFIRA AS SINOPES:

AFRONTA!

16/04, segunda-feira, 21h45
Raquel Virgínia

Raquel Virgínia nasceu em São Paulo, e durante a vida morou por vários bairros, o que a fez sentir-se cigana da própria cidade. Raquel reafirma questões em torno de ser uma mulher negra e trans.

A cineasta negra Juliana Vicente dá voz à juventude negra brasileira contemporânea. Grandes nomes refletem sobre o AFROFUTURISMO, como movimento estético e filosófico, sobre os encontros afrodiaspóricos e a criação desta rede como geradora de autonomia e potência.

Exibição: segundas-feiras, 21h45
Reprises: Terça-feira 01h45min, Sexta-feira 18h15min e Sábado 05h15min e 14h45min
Duração: 15 min
Classificação: livre

ENTREVISTA

16/04, segunda-feira, 22h15
Somos Seres de Comunicação

Marcia Tiburi discute temas relevantes com a professora de comunicação Ivana Bentes. Reconhecendo suas as especificidades contemporâneas e suas possibilidades para o futuro.

17/04, terça-feira, 22h15
Sociabilidade nas Redes

Marcia Tiburi discute temas relevantes com a professora de comunicação Ivana Bentes. Reconhecendo suas as especificidades contemporâneas e suas possibilidades para o futuro.

18/04, quarta-feira, 22h15
Liniker - A Construção de uma Artista

Neste episódio, a apresentadora Djamila Ribeiro, feminista e mestre em filosofia, recebe a cantora e compositora Liniker.

19/04, quinta-feira, 22h15
Liniker - Música, Sexualidade e Política

Neste episódio, a apresentadora Djamila Ribeiro, feminista e mestre em filosofia, recebe a cantora e compositora Liniker.

Programa jornalístico baseado em temporadas temáticas de entrevistas, com, aproximadamente, 13 minutos, sem intervalos e sobre a relação de assuntos de interesse público com as trajetórias pessoais dos entrevistados.

Exibição: Segunda a Quinta-feira 22h15min
Reprises: Terça a Sexta-feira 03h45min e 09h15min
Duração: 15 min
Classificação: livre

AMOR DE COZINHA
17/04, terça-feira, 20h

Comer para Poder Crescer

Em Fortaleza (CE), Regina conhece o trabalho do Instituto da Primeira Infância-Iprede, que há mais de 30 anos promove a nutrição e o desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza.

Na sua cozinha, a chef Regina Tchelly revela as melhores opções para uma alimentação saudável e consciente. Aproveitamento total dos alimentos é a regra número um! Nada vai para o lixo, tudo vira receita de sucesso.

Exibição: Terça-feira 20h
Reprises: Quarta-feira 03h e 17h30min, Quinta-feira 11h e Sábado 13h30min
Duração: 30 min
Classificação: Livre 

MINHA RUA
17/04, terça-feira, 20h30

Marcelo Eco

Marcelo Eco é um representante da primeira geração de grafiteiros do Rio de Janeiro. Sua marca é um personagem de queixo pontudo encontrado em vários pontos da cidade.

Na terceira temporada da série "Minha Rua", o apresentador Leandro Firmino volta às ruas do Brasil e faz um tour pela Bahia, Ceará, Sergipe, Minas Gerais e Rio de Janeiro para conhecer mais de perto algumas personalidades já reconhecidas nos locais onde moram pelos trabalhos culturais, ecológicos e sociais que realizam e carisma com todos a sua volta.

Exibição: Terça-feira 20h30min
Reprises: Quarta-feira 00h30min e 14h, Quinta-feira 07h30min, Sábado 19h e Domingo 03h30min
Duração: 30 min
Classificação: LIVRE

ENTRES ESCOLAS
17/04, terça-feira, 22h15

São Paulo - Glauber Rocha x Pastor Grilli

O Dia da Matemática, onde professores mostram que a ela está presente em todas as discilplinas, e a valorização do "por quê?" em atividades que ultrapassam o muro da escola são temas do Entre Escolas.

Entre Escolas promove encontros entre gestores de escolas públicas que superaram desafios e colheram resultados: boas práticas de gestão que impactam positivamente o desempenho dos alunos.

Exibição: Terça-feira 22h15min
Reprises: Quarta-feira 11h15min, Quinta-feira 03h30min e 16h30min Duração: 15 min
Classificação: LIVRE

SEBASTIANA QUEBRA-GALHO
17/04, terça-feira, 23h45

Ao sabor de Quebra-Galho

Sebastiana vai até o Conjunto de Favelas da Maré trocar ideia com as moças que fazem o Maré de Sabores, um projeto que une educação com uma generosa pitada de empoderamento.

Sebastiana é neta de Nenzinha Machado Salles, autora do livro "Sebastiana Quebra-Galho". De sua avó, Sebastiana herdou o gosto pelas soluções simples e o hábito de trocar o que sabe com as pessoas. Até que, um belo dia, Sebastiana se deu conta de que o quebra-galho pode ser muito mais do que uma dica doméstica ou um jeitinho caseiro.

Exibição: Terça-feira 23h45min
Reprises: Quarta-feira 03h30min, Quinta-feira 10h30min e 17h30min e Sábado 14h15min
Duração: 15 min
Classificação: LIVRE
                 
ALMANAQUE SAÚDE
18/04, quarta-feira, 20h

Tendinites

Os índices de inflamações como tendinites e bursites aumentaram nos últimos anos. As facilidades tecnológicas e aparelhos como celular, smartphones e notebooks passaram a influenciar a postura das pessoas.

Almanaque Saúde traz informações sobre alimentação, esportes e curiosidades. O programa serve como um apoio à gestão das empresas, incentivando atividades de promoção à saúde. A série de 26 episódios, com de 26 minutos cada, conta com o apresentador Robson, que recebe um especialista em estúdio, e a repórter Mariana, que visita as empresas com projetos voltados à saúde dos trabalhadores, público-alvo do programa.

Exibição: Quarta-feira 20h
Reprises: Quinta-feira 03h, Terça-feira 12h30min e Quarta-feira 08h30min
Duração: 30 min
Classificação: LIVRE

UM PÉ DE QUÊ? – UM PÉ NA COZINHA
18/04, quarta-feira, 22h

Batata doce

Nesse episódio vamos falar de uma "hortaliça de raiz"! A batata doce é uma planta nutritiva, de fácil cultivo, que não precisa de muita tecnologia para se desenvolver.

De sua cozinha, Regina Casé parte para uma viagem de descobertas, apresentando uma planta comestível a capa episódio, encontrando chefs, indo a cultivos, entrevistando acadêmicos e conhecendo histórias, pessoas e deliciosas receitas.

Exibição: Quarta-feira 22h
Reprises: Quinta-feira 03h30min e 16h45min, Sexta-feira 10h30min e Sábado 14h
Duração: 15 min
Classificação: LIVRE

DESTINO: EDUCAÇÃO- ESCOLAS INOVADORAS
19/04, quinta-feira, 20h

Orestad Gymnasium (Dinamarca)

A Ørestad Gymnasium, localizada em Copenhague, Dinamarca foi construída praticamente sem paredes e toda pensada para um ensino do futuro. Lá os alunos praticamente não utilizam livros de papel, somente ebooks.

A série Destino: Educação, idealizada pelo Canal Futura em parceria com o SESI e produzida pela Cinegroup, chega a sua terceira temporada, após uma primeira série de documentários com foco no sistema de educação dos países que se destacaram nas avaliações do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos); e uma segunda temporada nacional, retratando escolas que tiveram um bom desempenho no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Destino: Educação - Escolas Inovadoras voltam seu olhar para escolas em todo mundo que adotaram práticas e metodologias visando ao desenvolvimento do aluno em todas as suas dimensões. Estas escolas apresentam novos valores para o ensino e vão além dos modelos tradicionais de educação, dialogando com as questões e demandas da sociedade contemporânea. São escolas que apostam na autonomia do aluno, na personalização do ensino, na aprendizagem baseada em desenvolvimento de projetos, no uso da tecnologia, na construção de espaços maker que estimulem a construção do conhecimento através da prática, e na valorização de competências como liderança, proatividade, comunicação, sociabilidade, cooperação ou talentos artísticos. Ao documentar essas práticas inovadoras, a série vem contribuir para o debate sobre o desenvolvimento da educação no Brasil, mostrando como algumas escolas estão transformando seu modelo de educação através de diferentes experiências em vários países. A terceira temporada terá 13 episódios de 52 minutos, e mostrará escolas do Brasil, Colômbia, Argentina, Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Finlândia e Índia.

Exibição: quintas-feiras, 20h
Reprises: Sexta-feira 03h
Duração: 30 min
Classificação: livre

TURMA DA ROBÓTICA
19/04, quinta-feira, 20h30

Na Paraíba, alunos treinam suas habilidades em pesquisa. Jogos de videogame, inspiram uma equipe do interior de Minas. Em São Paulo, as aulas de robótica ajudam na compreensão dos conteúdos.

O programa Turma da Robótica viaja pelas cinco regiões do Brasil atrás de alunos e professores que são destaques no assunto. Eles compartilham com o espectador suas alegrias em aprender e ensinar robótica, mostram como a matéria deixa as aulas mais interessantes e comprovam que saber montar e programar um robô pode mudar a vida de cada um, reforçando sentimentos de trabalho em equipe e de amizade.

Exibição: Quinta-feira 20h30min
Reprises: Sexta-feira 14h, Sábado 09h30min e Segunda-feira 07h30min
Duração: 30 min
Classificação: LIVRE

JANELAS DE INOVAÇÃO
19/04, quinta-feira, 22h

Cidade Escola Ayni

Em Guaporé, na Serra Gaúcha, a Cidade Escola Ayni foi criada em busca de uma educação do futuro, mas sem ser utópica. As crianças aprendem através de oficinas que as conectam com a natureza e oferecem educação complementar.

Com apresentação da filósofa e escritora Viviane Mosé, os documentários sobre iniciativas inovadoras na educação brasileira foram produzidos e dirigidos por jovens realizadores nas cinco regiões brasileiras, que participaram dos projetos Geração Futura Universidades Parceiras e Curtas Universitários.

Exibição: quintas-feiras, 20h30
Reprises: Sexta-feira 03h30min, Domingo 07h45min e Segunda-feira 10h30min
Duração: 15 min
Classificação: livre

SHOW MAMBEMBE
20/04, sexta-feira, 20h

Orquestra Voadora

A fanfarra da Orquestra Voadora ocupa a Zona Portuária do Rio de Janeiro. Raphael Vidal, agitador cultural, fala da herança cultural da região. O afoxé dos Filhos de Gandhi também embala o episódio.

"Show Mambembe" é uma narrativa transmídia baseada em três elementos: música, artista e lugar. As canções escolhidas e os lugares apresentam conexões que trazem questões sócio-culturais da cidade.

Exibição: Sextas-feiras, 20h
Reprises: Sábado 17h30min, Domingo 11h30min, Segunda-feira 16h30min e Terça-feira 11h30min.
Duração: 30 min
Classificação: Livre




Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.