Canal Brasil exibe série documental "Memórias do Grupo Opinião"

Divulgação Canal Brasil
O Canal Brasil exibe, na próxima quarta, dia 26/6, às 16h50, em sequência, os três episódios da série documental “Memórias do Grupo Opinião”, de Paulo Thiago. Nascido como um coletivo teatral dentro do Centro Popular de Cultura (CPC), braço cultural da União Nacional dos Estudantes (UNE), o Grupo Opinião, companhia capitaneada por Ferreira Gullar, Oduvaldo Vianna Filho e Teresa Aragão, entre outros, encenou espetáculos antológicos com estética e conteúdo questionadores, que fizeram com que ele se tornasse uma das principais manifestações artísticas de resistência à opressão e censura da ditadura militar. O diretor Paulo Thiago, que também fez parte dessa trajetória em meados dos anos 1960, abre seu baú de memórias sobre a trupe e revisita sua biografia.

Cada episódio trata de um tema específico para contar a história de atuação do grupo. No prólogo, intitulado A Origem, o cineasta trata dos primeiros passos da companhia, os ideais de sua fundação e a chegada de nomes como Carlos Lyra, Augusto Boal, Carlos Diegues e Antônio Pitanga. No segundo capítulo, O Show, um raro acervo de imagens da época com Nara Leão, Maria Bethânia e Zé Keti usando a interpretação e a música como instrumentos de questionamento à rigidez da ditadura militar. O ato derradeiro, O Teatro, traz o triste caso do atentado à bomba sofrido pelo coletivo teatral, as muitas prisões arbitrárias de membros do grupo e imagens de muitos espetáculos como Se Correr o Bicho Pega, Se Ficar o Bicho Come.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato