Série Faróis do Brasil visita santuário ecológico na Bacia de Campos

Divulgação TV brasil
A jornalista Tâmara Freire mostra as belezas naturais e apresenta informações sobre a história e a importância do Farol Macaé nesta quinta (27), às 22h, na TV Brasil. O quinto episódio da série Faróis do Brasil revela curiosidades sobre a construção que protege e orienta os navegantes que passam pela Bacia de Campos, na região norte do Rio de Janeiro.

O Farol de Macaé foi erguido em uma reserva ecológica na Ilha de Sant’anna, a maior e mais alta das 7 ilhas que formam um arquipélago que é abrigo de muitas espécies de gaivotas e aves que migram da América do Norte durante o inverno.

Com imagens aéreas e reportagens em terra, a jornalista Tâmara Freire revela essa região de grande riqueza ambiental. A Ilha de Sant’anna possui mais de 140 metros de altitude e hoje é área de Preservação Ambiental da Mata Atlântica.

Para chegar até lá, a equipe da emissora percorreu uma trilha no meio da mata que abriga o Farol e sua lanterna centenária que tem um alcance luminoso de até 28 milhas náuticas.

O Farol Macaé fica em uma das cidades símbolo da ascensão e da crise da atividade petrolífera. Além de auxiliar as embarcações que ainda atendem a essa indústria, ele também serve aos barcos de pesca e de turismo.

Inaugurado em 8 de março de 1902, o oitavo farol do Rio de Janeiro ajuda a manter um paraíso preservado no meio de uma das regiões costeiras mais movimentadas do Brasil.

Formado por um pedestal, com uma cuba de mercúrio e um prato de sustentação dos painéis das lentes, o Farol Macaé emite uma luz branca e outra vermelha. Atualmente, o equipamento funciona de forma automática, mas qualquer eventualidade é resolvida pelos faroleiros.

Localização estratégica

Para chegar até ao Farol, é preciso percorrer um caminho nada fácil. A trilha que leva até ao monumento leva 20 minutos e fica ainda mais difícil se tiver que ser percorrida à noite. A pouca visibilidade deixa o caminho de mata, terra e pedra cheio de desafios e aventuras.

A Ilha de Sant’anna fica a cerca de 7 km do centro de Macaé. A travessia até lá dura mais ou menos 20 minutos de lancha. Como essa é uma área de preservação ambiental, o desembarque só pode ser feito com autorização expressa da Marinha.

Atrás dessa bela área de Mata Atlântica fica o Farol Macaé. Com localização estratégica, além de ajudar os navegantes que trafegam pela Bacia de Campos, ele contribui na proteção também do próprio santuário ecológico.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato