Canal Brasil - Destaques da programação de 30 de setembro a 06 de outubro

Divulgação Canal Brasil
Conheça os destaques da programação do Canal Brasil de 30 de setembro a 06 de outubro.

SEGUNDA-FEIRA, 30 DE SETEMBRO 

ITINERÁRIOS DO OLHAR
INÉDITO 
Episódio: Improvável Encontro – José Medeiros e Thomaz Farkas 
1º Horário: Segunda, dia 30/09, às 20h30
Rebatidas: Quarta, dia 02/10, às 7h30; e quinta, dia 03/10, às 14h30
Classificação: Livre

Sinopse: Dirigida por Lauro Escorel, a série documental explora um amplo acervo histórico e depoimentos de especialistas para contar a trajetória de imigrantes cuja importância para o desenvolvimento da fotografia e da memória nacional é inestimável. O surgimento da fotografia no Brasil, a relação do retratista Joaquim Insley com o imperador Dom Pedro II e o trabalho com paisagens de Marc Ferrez abrem a temporada. A experimentação visual e o marketing nas fotomontagens de Vincenzo Pastore e Valério Vieira são tema de episódio, seguido por as diferenças nos estilos de Alice Brill e Hildegard Rosenthal, exiladas da Alemanha com a ascensão do nazismo e o início da Segunda Guerra Mundial e pela descrição da presença negra no país sob o olhar dos franceses Marcel Gautherot e Pierre Verger. No último episódio, o programa discorre sobre o improvável encontro entre as linguagens artísticas opostas de José Medeiros e do húngaro Thomaz Farkas.

Neste episódio: O episódio apresenta o improvável encontro entre o estilo irreverente do piauiense José Medeiros e o formalismo do húngaro Thomaz Farkas, provocando a renovação do trabalho de ambos.

ANIMA MUNDI BRASIL
INÉDITO 
Episódio: Latinos: Percepções de Uma Realidade
1º Horário: Segunda, dia 30/09, às 21h
Rebatidas: Terça, dia  1º/10, às 7h30 e quinta, dia 03/10, às 14h
Classificação: Livre

Sinopse: Em sua nona temporada, o Anima Mundi Brasil traz mais uma seleção dos melhores curtas-metragens do festival para o Canal Brasil. Sob a curadoria de Aida Queiroz, César Coelho, Marcos Magalhães e Léa Zagury – esta última também responsável pela direção do programa –, as animações escolhidas mostram o que há de mais belo, moderno e interessante sendo produzido pela nova geração de talentos nos últimos anos. Com base no melhor do acervo do festival Anima Mundi, cada episódio do programa gira em torno de uma temática específica. Jornadas de Transformação”, Beirando o Colapso, Cada Passo, uma Escolha, Reféns do Medo e Encantos e Desencantos são alguns dos temas abordados nesta temporada, que traz 37 curtas-metragens de animação.

Neste episódio: Os curtas “Un Oscuro Dia de Injusticia (2018)”, “Afterwork (2015)”, “V. El Artificio (2018)” e “Heroes (2018)” mostram que a realidade não é confiável.

ESPELHO 
REPRISE
Convidada: Fátima Bernardes
1º Horário: Segunda, dia 30/09, às 21h30
Rebatidas: Quarta, dia 02/10, às 13h30; e quinta, dia 03/10, às 7h
Classificação: Livre

Sinopse: Idealizado e apresentado por Lázaro Ramos, o programa segue sua busca pela pluralidade e atualidade, e, este ano, 14º no ar no Canal Brasil, tem como mote central o acolhimento e traz uma novidade: uma série de quatro episódios sobre religião tendo Monja Coen, Padre Vilson Groh, o pastor evangélico Henrique Vieira e a mãe de santo Egbomi Cici como convidados. Quem abre a temporada é Baco Exu do Blues. Lázaro recebe ainda convidados como: Fátima Bernardes, Péricles, Sophie Charlotte, Maíra Azevedo e Yuri Marçal, Poliana Abritta, Alexandre Nero e Luedji Luna. O humor também está bastante presente este ano, não só pela presença de humoristas como Thalita Carauta e Marcos Veras, mas também com convidados como Edy Star e Duh Moraes, que usam essa ferramenta como complemento para suas produções artísticas. Outra novidade é o quadro “Poesia no Espelho”, em que o poeta e influenciador digital baiano Jordan Villas Boas recita versos enquanto correm os créditos do programa.

Neste episódio: A jornalista Fátima Bernardes defende a diversidade de vozes e temas na televisão aberta, sua relevância como espaço de reflexão e a necessidade de ouvirmos mais o que as pessoas têm a expressar.

A ARTE DO ENCONTRO
REPRISE
Convidado: Eric Nepomuceno
1º Horário: Segunda, dia 30/09 às 22h
Rebatidas: terça, dia 1º/10, às 13h30; e quarta, dia 02/10, às 7h
Classificação: Livre

Sinopse: Após 13 episódios comandados por Tony Ramos, Bárbara Paz assume o lugar do ator no comando da quarta temporada de “A Arte do Encontro”, do Canal Brasil, na quarta-feira, dia 14. Nos próximos programas, a atriz vai receber Bia Lessa, Daniel Dantas, Elisa Lucinda, Luis Miranda, Maria Ribeiro, Paulinho Moska, Xico Sá e Zélia Duncan para conversas intimistas intercaladas por leituras de trechos de livros, poesias e peças de teatro.

Neste episódio: “Eu sou de uma geração que achou que tinha tocado o céu com as mãos”. O jornalista Eric Nepomuceno revela sua preocupação com o retrocesso dos direitos humanos na América Latina.

AMIGOS, SONS E PALAVRAS
INÉDITO 
Convidada: Lilia Cabral
Horário: Segunda, dia 30/09, às 22h30
Rebatidas: Quinta, dia 03/10, às 13h30; e sexta, dia 04/10, às 7h
Classificação: Livre

Sinopse: Com direção de Letícia Muhana e Patrícia Guimarães, e produção da Gegê Produções Artísticas, “Amigos, Sons e Palavras” tem direção de produção de Flora Gil e direção musical de Bem Gil. Mais uma vez, Gilberto Gil encontra amigos para encontros repletos de música, afeto e idéias – sem roteiro pré-estabelecido – e extrai de quem senta à sua frente histórias das mais variadas. “O fato de começar com uma música já é um elemento de conforto”, comenta. Este ano, ele recebeu nomes como Pedro Bial, Lilia Cabral, Patricia Pillar, Arnaldo Antunes, Fernando Haddad, José Celso Martinez Correa e seus filhos Preta e Bem, entre outros.

Neste episódio: “Eu tinha duas opções: morria ou era atriz”. Lilia Cabral lembra a família conservadora e a vontade de se colocar no mundo e fala sobre o esforço para que a filha tenha uma realidade diferente.
 
O SOM DO VINIL
INÉDITO
Episódio: Wanda Sá - Softly (1965)
1º Horário: Segunda, 30/09, às 23h
Rebatidas: Sexta, dia 04/10, às 13h30; e sábado, dia 05/10, às 7h
Classificação: Livre 

Sinopse: Charles Gavin se jogou de cabeça no universo feminino para traçar um panorama inédito da música brasileira sob a ótica de grandes mulheres, das mais diferentes gerações. A 13ª edição do programa O Som do Vinil apresenta entrevistas com 27 intérpretes, compositoras e musicistas. Este ano, as conversas vão além da arte, e questões de gênero, machismo e homofobia são discutindas pela primeira vez. “O meio da música ainda é muito machista e até hoje a mulher é muito associada ao ofício de cantora. Não existe na língua portuguesa o feminino da palavra ‘músico’. Eu chamo as artistas da música de musicistas, mas é uma licença poética”, diz Gavin, que reuniu uma equipe inteiramente formada por mulheres para esta temporada. A direção do programa é dele e de Gabriela Gastal.

Os episódios passeiam pela história de discos notáveis produzidos por artistas da nova geração, como a carioca Letrux e a baiana Xênia França, e de grandes damas como Elza Soares, Sandra de Sá, Leny Andrade e Gal Costa, que abre a temporada. O baterista e pesquisador ainda recebe personalidades como Roberta Sá, Fernanda Takay, Zélia Duncan, Leila Pinheiro, Joyce, Fátima Guedes, Simone, Dóris Monteiro e Joanna, Tia Surica e Aurea Maria, da Portela, entre outras. E joga luz sobre artistas que estão longe dos holofotes, como Sandra Pera, que depois de deixar As Frenéticas lançou um único LP solo, em 1983; Doris Monteiro, rainha do rádio, que ela fala sobre o disco “Sobre Doris Monteiro”, de 1969; e Eliana Pittman, que comenta o álbum “Tô Chegando, Já Cheguei”, de 1974, e sobre o ápice de sua carreira, quando tocou no Olympia de Paris e foi entrevistada por Jerry Lewis, em seu talk show.  
Neste episódio: Charles Gavin resgata “Softly”, álbum de Wanda Sá. A artista repassa a carreira, fala da parceria com o produtor do cantor Frank Sinatra e revela sempre ter fugido do mundo do estrelato.

O PAÍS DO CINEMA
REPRISE
Episódio: Divinas Divas
1º Horário: Segunda, dia 30/09, às 23h30
Rebatidas: terça, dia 1º/10, às 7h; e segunda, dia 07/10, às 13h30
Classificação: 14 anos

Sinopse: Andréia Horta volta ao papel de apresentadora de TV: pelo segundo ano, a atriz está à frente de “O País do Cinema”. No quarto ano da atração, a atriz recebe realizadores, diretores e intérpretes e coloca em pauta uma abordagem crítica e informativa da produção nacional. Este ano, o programa dirigido por Marcello Ludwig Maia foca sua atenção em filmes da mais recente safra do cinema brasileiro. Entre os filmes escolhidos para esta temporada estão trabalhos de artistas como Kleber Mendonça Filho, Gabriela Amaral Almeida, Murilo Salles, Marco Nanini, Andrea Beltrão, Walter Carvalho, Daniela Thomas e Andrucha Waddington. André Ristum e Arlindo Lopes falam sobre o drama A Voz do Silêncio (2018), estrelado por Marieta Severo. Affonso Uchoa e João Dumans comentam os pormenores de Arábia (2017) e Susanna Lira e Rita Sipahi emocionam a própria anfitriã com os detalhes de Torre das Donzelas (2018). Há ainda entrevistas com Daniela Thomas e Drica Moraes sobre O Banquete (2017) e com Camila Morgado e Ítala Nandi sobre Domingo (2018), entre outros. Para ilustrar as entrevistas, são exibidas cenas das obras e imagens de making of.

Neste episódio: Leandra Leal e Jane Di Castro, diretora e personagem de “Divinas Divas”, elegem a obra um documento histórico de disputa de narrativas e lamentam a falta de oportunidades de trabalho no universo LGBTQI.

ELETROGORDO
INÉDITO
Convidado: Danilo Beyruth
1º Horário: Segunda, dia 30/09, à 0h
Rebatida: Terça, dia 1º/10, às 6h45; e sexta, dia 04/10, às 9h25
Classificação: 14 anos

Sinopse: Personalidade irreverente da cultura pop brasileira, conhecido pelas letras anárquicas e apresentações explosivas nos palcos com os Ratos de Porão, João Gordo chega à quarta temporada de sua atração no Canal Brasil trazendo convidados ainda mais provocativos e questionadores. O cenário do programa dirigido por André Barcinski é o mesmo; o cantor continua comandando uma pequena oficina de eletrodomésticos cujos frequentadores trazem sempre um aparelho velho, mas o reparo pouco importa. Todos chegam ali para trocar dois dedos de prosa com o mecânico, em papos sobre a vida e a carreira, sempre com revelações bombásticas sobre suas histórias e comentários cômicos e curiosos.

João Gordo, que comanda a conversa praticamente sem cortes e sempre com um tom leve de amigos de longa data conversando, fez questão de escolher entrevistados – alguns indicados por sua filha, Victoria, de 14 anos – com um perfil confrontador. A lista inclui a ex-deputada e ex-candidata à presidência, Manuela D’Ávila; a jornalista, escritora e apresentadora de televisão Barbara Gancia; o poeta e romancista Ferréz; o compositor, ator e músico André Abujamra e uma seleta lista de personalidades do rap e hip-hop, como BNegão, Karol Conka, Preta-Rara e Rincon Sapiência – com destaque para o reencontro de Dexter e Afro-X, fundadores do icônico 509-E, que finalmente acertaram suas desavenças na oficina do apresentador. Adriane Galisteu, Danilo Beyruth, Dudu França, Edu Lane, Eliane Dias, Fernanda Lira e Gilliard, entre outros, também aparecem na loja com suas bugigangas.

Neste episódio: O quadrinista Danilo Beyruth comenta as incertezas da carreira e destaca o Brasil como um celeiro de profissionais da área em consequência da diversidade de influências culturais.

TERÇA-FEIRA, 1º DE OUTUBRO

FAIXA MUSICAL – Fafá de Belém - Do Tamanho Certo Para o Meu Sorriso
1º Horário: Terça, dia 1º/10, às 14h
Rebatidas: Quarta, dia 02/10, às 10h; e quinta, dia 03/10, às 11h45
Classificação: Livre

Sinopse: Com o sorriso como marca registrada, Fafá de Belém sobe ao palco para celebrar 40 anos de carreira. O repertório traz canções de Chico Buarque, Lulu Santos e Nelson Motta, entre outros.

TRANSMISSÃO 
INÉDITO 
Convidada: Mc Carol
Horário: Terça, dia 1º/10, à 0h
Rebatidas: Quarta, dia 02/10, às 8h e às 21h45; e quinta, dia 03/10, às 9h30
Classificação: 12 anos

Sinopse: Linn da Quebrada e Jup do Bairro são duas das mais revolucionárias personalidades da nova geração da cultura brasileira. Suas apresentações de rap nas periferias são incendiárias e críticas, com letras focadas nos dilemas do universo LGBTQI, na desigualdade social e questões raciais. Suas trajetórias encantaram os documentaristas Kiko Goifman e Claudia Priscila, diretores de Bixa Travesti (2018), no qual elas expõem suas rotinas e mostram como suas posturas nos palcos visam desconstruir estereótipos de gênero, raça e classe. Novamente juntos, cineastas e cantoras estrelam o novo programa da faixa da meia-noite no Canal Brasil, dando sequência ao bastão passado por Laerte Coutinho em Transando com Laerte, que se despede da grade depois de quatro temporadas.

O talk show comandado pelas plurais artistas traz convidados para um bate-papo irreverente, no qual questões de gênero, sexo e raça são frequentemente abordadas, mas não limitadoras a conversa. O papo com Laerte Coutinho fala sobre transexualidade, mas também aborda relacionamentos amorosos e religião. Com a funkeira MC Carol, elas discutem a influência do rap na periferia e a descoberta da veia artística. A deputada Erica Malunguinho fala sobre a dificuldade de pessoas trans em ocupar espaços de poder, tanto na política quanto na academia, e a atriz Glamour Garcia fala sobre aceitação da personalidade. Há espaço ainda para os músicos Jards Macalé, Tom Zé e Letrux, o ex-prefeito Fernando Haddad, a cineasta Anna Muylaert, o ex-jogador de futebol Vampeta e a chef de cozinha Paola Carosella, entre outros.

Neste episódio: Mc Carol relembra os ensinamentos familiares para superar os casos de racismo na infância e fala sobre a desvalorização da vida das mulheres negras, detalhando a tentativa de feminicídio que sofreu.

QUARTA-FEIRA, 02 DE OUTUBRO

PORNOLÂNDIA
INÉDITO
Episódio: A Presença Marcante do Corpo Trans
Horário: Quarta, dia 02/10, à 0h
Classificação: 16 anos 

Sinopse: A musa da pornochanchada Nicole Puzzi retorna à tela do Canal Brasil em entrevistas picantes, com membros do universo da pornografia e do erotismo no país. Sempre em tom irreverente, a apresentadora discute abertamente temas como fetiche, sensualidade, nudez artística e o mercado brasileiro de filmes adultos. A anfitriã está ainda mais curiosa e provocativa no quinto ano do programa, seja investigando as práticas sexuais menos comuns, revendo os velhos amigos ou conversando com figuras da indústria pornô. 

Neste episódio: O universo LGBTQI não aceita mais a clandestinidade. Nicole Puzzi conversa com Leona Jhovs, uma atriz e diretora cheia de talentos que luta pelo protagonismo do corpo trans no audiovisual.

QUINTA-FEIRA, 03 DE OUTUBRO

502 
INÉDITO
Convidado: Felipe
1º Horário: Quinta, dia 03/10, à 0h
Classificação: 14 anos

Sinopse: Fotógrafo consagrado pelo olhar perspicaz e retratos impactantes em preto e branco, Jorge Bispo recebe em seu apartamento, há seis anos, mulheres comuns que toparam tirar a roupa à frente de sua câmera. Longe dos rígidos padrões de beleza estabelecidos pelas celebridades por ele já clicadas, cujas fotos estamparam capas das principais publicações do país, Bispo trouxe à tela uma iniciativa artística e minimalista. Pela segunda vez, no entanto, o projeto dá um passo adiante, extrapola as paredes do apartamento, sobe dois pavimentos e estreia, no quinto andar, o 502, no qual os homens perdem as vestimentas e enfrentam os dilemas da nudez masculina. A temporada, que começou com as mulheres, divide-se, então, em dois momentos distintos, fazendo um panorama mais amplo de como a questão é vista pela sociedade.

Indo além do corpo de cada modelo, o espectador vai explorar detalhes de suas personalidades. À frente da câmera, todos eles se despem, tanto fisicamente quanto emocionalmente, expondo os traços escondidos pelas roupas. “O programa vai muito além do corpo”, revela Bispo. “A gente tem temas como racismo, violência e problemas sociais do próprio país, questões que são mais importantes para a nossa sociedade do que somente o corpo. Esse é um programa sobre questões que vão muito além da exposição da nudez”, afirma, lembrando que a palavra-chave da nova temporada é diversidade. “Temos personagens negros e brancos, pessoas de estados diferentes do Brasil, gêneros – temos um episódio com um personagem trans – e acho que isso está tudo abraçado. A gente tem um trabalho de pré-produção muito grande. Temos personagens que nos procuram e pesquisadoras que vão atrás de personagens. No fim, há uma mescla disso”, conclui.

Neste episódio: Felipe se manifesta sobre depressão e bipolaridade. O professor de Geografia descreve a “loucura” como uma potência desconhecida e fala sobre a importância do afeto nas relações interpessoais.

SEXTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO

ALDO – MAIS FORTE QUE O MUNDO – A SÉRIE
INÉDITO
Episódio: 02
1º Horário: Sexta, dia 04/10, às 22h30
Rebatidas: Sábado, dia 05/10, às 13h30; domingo, dia 06/10, às 2h e às 9h; e terça, dia 08/10, à 0h15
Classificação: 14 anos

Sinopse: José Aldo é um dos maiores esportistas brasileiros da atualidade. Campeão do Ultimate Fighting Championship (UFC) – principal competição internacional de Artes Marciais Mistas (MMA, na sigla em inglês) – durante uma década, construiu um legado brilhante dentro dos octógonos, nocauteando oponentes de forma arrasadora e conquistando o mundo com a ferocidade de seus socos e chutes. Sua biografia foi adaptada para o cinema em 2016 sob a assinatura de Alfonso Poyart e recebeu três indicações ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. No ano seguinte, a película estrelada por José Loreto, Cleo Pires, Claudia Ohana, Milhem Cortaz e Jackson Antunes foi adaptada para a televisão, em minissérie indicada ao Emmy.

A atração dramatiza a biografia de José Aldo a partir de seus últimos anos em Manaus, sua cidade natal. Nascido em uma família pobre, com um pai (vivido por Jackson Antunes) alcoólatra e frequentemente violento com a mãe (Claudia Ohana), aprendeu a lutar ainda na adolescência e despontou rapidamente como uma referência de sua humilde academia. Sonhando com um futuro nos octógonos, pegou o pouco dinheiro disponível e comprou uma passagem para o Rio de Janeiro, onde foi morar com o amigo Marcos Loro (Rafinha Bastos), aluno do mestre André Pederneiras (Milhem Cortaz), nos fundos da academia do treinador. Em pouco tempo e com muito talento, Aldo conquistou a admiração do mestre, o coração de Viviane (Cleo Pires), o respeito e a admiração do mundo e o tão sonhado cinturão do UFC.

Neste episódio: Série adaptada do filme “Aldo – Mais Forte Que o Mundo”. José Aldo abandona sua casa em busca do sonho de se tornar um lutador, mas a batalha fora dos ringues é mais difícil do que imaginou.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato