Home Top Ad

Série destaca a artista Dona Dalva Damiana nesta sexta na TV Brasil

Share:

Divulgação TV Brasil
O décimo episódio inédito da nova temporada de Visceral Brasil - As Veias Abertas da Música destaca a vida e a obra da cantora e compositora baiana Dona Dalva Damiana de Freitas. A série documental vai ao ar à meia-noite de sexta (18) para sábado (19), na TV Brasil.

A produção traça um panorama sobre a trajetória da veterana que comemorou 92 anos em setembro. A diva simboliza a invenção do samba de roda do recôncavo baiano, com suas vestimentas que reverenciam a Irmandade da Boa Morte e seu jeito poético de cantar o simples.

No ar pela emissora pública, a série independente mostra a história de Dona Dalva no documentário "Plantei Jiló nasceu amor". Ex-operária da fábrica de charutos, ela é mãe de cinco filhos e começou a trabalhar aos 14 anos.

Nesse emprego, compôs e organizou seus primeiros grupos de samba de roda. Dona Dalva foi uma figura essencial para que o Samba de Roda do Recôncavo da Bahia fosse tombado pelo IPHAN como Patrimônio Imaterial Nacional. Posteriormente, também foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade.