Home Top Ad

Show de Nana Caymmi gravado em 1984 é destaque da TV Brasil na noite de sexta

Share:

Divulgação TV Brasil
Na sexta-feira (11), às 21h30, o programa Grandes Musicais, da TV Brasil, resgata o show "Voz e Suor" gravado em 1984 pela consagrada cantora e compositora Nana Caymmi.

Filha do lendário compositor, cantor e violonista baiano Dorival Caymmi e da cantora Stella Maris, Nana solta a voz no estúdio da antiga TV Educativa do Rio de Janeiro, no extinto programa "Chão de Estrelas", atração dirigida pelo jornalista e compositor Fernando Lobo.

Em performance de quase uma hora, acompanhada pelo pianista Raimundo Niccioli, Nana interpreta as 12 faixas de seu disco "Voz e Suor", lançado no ano anterior. O LP, gravado com o pianista e arranjador César Camargo Mariano, foi premiado na França.

O repertório conta com pérolas como "Valerá a pena" e "Não tem solução" (Dorival Caymmi), "Por toda a minha vida" (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), "Fruta boa" (Milton Nascimento e Fernando Brandt), além de "Sede" (Moraes Moreira), "Velho piano" (Dory Caymmi e Ivan Lins), "Medo de amar" (Vinícius de Moraes), entre outras canções.

Considerada uma das vozes mais importantes e reverenciadas da MPB, Nana Caymmi começou cedo no palco. Em 1960, lançava seu primeiro trabalho em dueto com o pai.

O programa Grandes Musicais é produzido a partir do acervo da TV Brasil. O programa reúne imagens raras de apresentações com personalidades da música popular brasileira, como Elza Soares, João Nogueira, Sandra de Sá, Moraes Moreira e o grupo Fundo de Quintal. Gravados pela TVE do Rio de Janeiro nos anos 1980 e 1990, os espetáculos têm uma hora de duração e foram exibidas originalmente na série MBP Especial.