Home Top Ad

Naná Vasconcelos é reverenciado no Recordar é TV desta quinta na TV Brasil

Share:

Divulgação TV Brasil
Para homenagear o legado deixado pelo percussionista pernambucano Naná Vasconcelos, a TV Brasil resgata entrevista do mestre ao programa Conversa Afinada, da extinta TVE/RJ, gravado em 2005, na edição especial do Recordar é TV desta quinta (21), às 23h.

A série conduzida pela jornalista Patrícia Palumbo entrevistou Naná na época em que ele lançava o disco "Chegada". O papo inclui performances marcantes do saudoso astro em composições como "Alvorada", "Cisne Negro" e "Chegada", canção que deu nome ao álbum.

Durante a conversa preservada no acervo da emissora pública, o músico relembra o início da carreira ainda criança e a experiência fora do Brasil. Naná Vasconcelos também fala sobre sua relação com a música e a criação de novos instrumentos.

Referência para várias gerações, o artista ampliou o conceito de percussão, estendendo-o a qualquer objeto que emitisse som: de instrumentos utilitários, como penico e panela, a elementos da natureza, passando pela voz, pelo corpo e pela eletrônica.

Considerado uma autoridade mundial em percussão, Naná ganhou oito prêmios Grammy e foi eleito oito vezes o melhor percussionista do mundo pela revista americana Down Beat. Ele faleceu em março de 2016 aos 71 anos, no Recife, sua cidade natal.