Caminhos da Reportagem analisa influência do mundo digital nesta quinta na TV Brasil

Divulgação TV Brasil
O programa Caminhos da Reportagem aborda a dinâmica do cotidiano na sociedade em que as pessoas encaram uma rotina conectada à internet sem interrupções nesta quinta (19), às 21h, na TV Brasil. A edição inédita da produção jornalística relata os desafios da vida offline e questiona se o universo digital é mesmo essencial no convívio contemporâneo.

Um abismo separa o mundo antes e depois do advento da internet. Os usuários das redes sociais vivem entre a realidade que supera a ficção e a ficção que se apresenta como realidade. "Me pergunto sempre se eu vivo pra postar ou posto pra viver", diz empresária e influenciadora digital Adriana Naccarato ao Caminhos da Reportagem.

Em busca de likes e seguidores, os usuários das redes sociais estão na mira dos psicólogos com um novo tipo de dependência: a tecnológica. "O brasileiro é o segundo que mais gasta tempo na internet. São 9 horas por dia. Somos os campeões do uso do WhatsApp e estamos entre os três que mais utilizam as redes sociais", diz Cristiano Nabuco, coordenador do Grupo de Dependências Tecnológicas do Hospital das Clínicas / USP.

O estudante Matheus Castillo Lara Campos admite que passou três anos vivendo dentro de uma sala de games. Passava até 16 horas diante do computador, deixando de tomar banho durante vários dias.

"Naquela época eu preferia ser quem eu era nos jogos: um campeão que quando entrava na sala, todo mundo falava 'caramba, ele chegou'!". O vício de estar conectado com os games será sempre uma preocupação para os pais de Matheus que dizem estar alertas com o filho.

Quantas vezes você pensou em se desconectar do mundo digital? O Caminhos da Reportagem aponta soluções pragmáticas de quem já ficou desconectado por um ano como a fotógrafa Ana Rovati.

Uma das medidas é adotar o mapa físico e voltar a se perder. "Eu estava com medo de errar, de não saber chegar nos endereços", conta a fotógrafa. No mundo solitário das conexões digitais, ela descobriu algo que muitos se esquecem: as pessoas ajudam quando você precisa.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato