TV Brasil exibe documentário sobre tradições da Folia de Reis neste domingo

Divulgação TV Brasil
Na véspera do Dia de Reis, celebrado em 6 de janeiro, a TV Brasil apresenta o documentário próprio "Folia de Reis" neste domingo (5), às 13h30. A obra destaca essa celebração da cultura popular que mescla valores como promessa, devoção, fé, tradição e legado.

A produção revela bastidores do festejo e combina dança às entrevistas com pesquisadores e devotos. Disponível no aplicativo EBC Play, o conteúdo em cartaz na faixa DOC Especial foi concebido e realizado pela equipe da emissora pública.

Reisado, Folia de Reis ou Festa de Santos Reis são alguns dos nomes da celebração de origem portuguesa, que se tornou tipicamente brasileira ao incorporar influências das culturas africana e indígena. Além de apresentar os personagens que fazem parte da folia, o documentário traça o caminho de histórias e emoções que mantêm viva essa tradição centenária.

A caracterização, a música e a acolhida da comunidade estão presentes no âmago da festividade. A Folia de Reis é considerada patrimônio imaterial em várias regiões do país. A equipe da TV Brasil foi até o município de Duas Barras, no interior do estado do Rio de Janeiro, para acompanhar um encontro de folias que reuniu dezenas delas em janeiro de 2018.

Para falar sobre a dinâmica dessa manifestação cultural presente no folclore brasileiro, o documentário "Folia de Reis" consulta especialistas que pesquisam o assunto e representantes dos grupos que contam suas experiências de vida e penitência.

Participam do filme os mestres José do Nascimento Gabriel e José Henrique Silva, o palhaço Ronaldo Silva, a historiadora Cascia Frade e o artista plástico Edson Felipe Machado, entre tantos outros anônimos que mantêm viva essa identidade cultural que atravessa gerações.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato