Caminhos da Reportagem investiga importância da agricultura urbana

Divulgação TV Brasil
O programa Caminhos da Reportagem que a TV Brasil exibe nesta quinta (12), às 21h, revela como a agricultura urbana tem sido estratégica para garantir o acesso da população das grandes cidades a um alimento saudável e de qualidade. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), já existem cerca de 800 milhões de pessoas envolvidas com a atividade em todo o mundo.

Com mais da metade da população mundial vivendo hoje em cidades, o fornecimento de alimentos tornou-se um desafio para garantir um futuro sustentável. O ritmo acelerado de consumo aproxima perigosamente a sociedade dos limites planetários.

Nesse cenário, a agricultura urbana, desenvolvida no interior das cidades e em seu entorno, acontece bem próxima aos centros consumidores, o que reduz emissões de poluentes, gastos com transporte e desperdício. Além disso, a prática tem como um de seus desdobramentos mais importantes a possibilidade de geração de renda.

Em São Paulo, o programa mostra a ONG Cidades sem fome, que atua nas áreas mais vulneráveis da metrópole também com esse propósito. Segundo o presidente da instituição, Hans Dieter, as hortas comunitárias têm um tripé de objetivos: “Utilizar o espaço urbano que não está sendo usado para nenhum fim específico, transformá-lo em polo de produção de alimentos e gerar oportunidade de trabalho e renda para a população”.

A lógica é produzir “mais com menos”, explica o representante da FAO no Brasil, Gustavo Chianca: “Você utiliza recursos locais, pequenos espaços, usando menos água, menos espaço”. No Rio de Janeiro, a Fiocruz Mata Atlântica aplica o conceito em projetos como o Quintais Produtivos, na zona oeste da cidade. Moradores do bairro de Jacarepaguá foram incentivados a transformar o espaço livre de suas casas em pequenas hortas e hoje comercializam o excedente da produção.

Outra frente de ação da instituição é a educação ambiental. No Colégio Estadual Brigadeiro Schort, também no Rio, uma área usada para descarte de materiais ganhou nova vida com a plantação de espécies alimentícias. Desde então, ficou mais fácil ensinar aos alunos o valor da sustentabilidade.

A reportagem desta quinta apresenta também histórias de quem mudou o estilo de vida e de alimentação depois de começar a ter contato com a terra e a plantar o próprio alimento.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato