Canal Brasil - Filmes em destaque na programação de 15 a 21 de junho

Divulgação Canal Brasil
Conheça os filmes em destaque na programação do Canal Brasil de 15 a 21 de junho.

SEGUNDA-FEIRA, 15 DE JUNHO

SÓCRATES (2019) (74’) 
Horário: segunda, dia 15 de junho, às 21h50
Classificação: 16 anos
Direção: Alex Moratto

Sinopse: Sócrates (Christian Malheiros) é um jovem da periferia de Santos que tem uma rotina atribulada. A mãe, uma faxineira de origem humilde, morreu recentemente, deixando-o sem qualquer meio de subsistência. Sem dinheiro, menor de idade e com nenhuma qualificação, o adolescente tenta sobreviver em meio ao caos fazendo o melhor que pode com pouquíssimo recurso. Ele bate em diversas portas à procura de emprego, pede ajuda às poucas pessoas a quem pode recorrer e inventa formas de arrecadar uma grana. Para complicar ainda mais sua situação, o rapaz sofre homofobia quando começa um relacionamento fugaz e violento com Maicon (Tales Ordakji), um colega de trabalho.

TERÇA-FEIRA, 16 DE JUNHO

CHUVAS DE VERÃO (1978) (93’)
[Cacá Diegues – 80 Anos]
Horário: terça, dia 16 de junho, às 23h55
Classificação: 16 anos
Direção: Carlos Diegues

Sinopse: Ao se aposentar, Afonso (Jofre Soares) decide viver com tranquilidade no subúrbio onde mora. Em sua primeira semana de ócio, em um tórrido verão, ele já se envolve com os problemas de sua filha, de seus amigos e de sua vizinhança, aprendendo com eles a viver novamente. Tudo muda quando ele e sua vizinha de tantos anos, Isaura (Mirian Pires), começam uma relação de amizade, amor e respeito. 

QUARTA-FEIRA, 17 DE JUNHO

O CORPO É NOSSO! (2019) (85’) 
[É Tudo Verdade]
Estreia
Horário: quarta, dia 17 de junho, às 20h
Classificação: 14 anos
Direção: Theresa Jessouroun

Sinopse: Documentário sobre a trajetória da liberação do corpo da mulher brasileira, que e expõe as diferenças desta trajetória para as mulheres brancas e negras. A produção traz entrevistas, imagens de arquivo que ilustram alguns dos fatores que contribuíram para esta liberação no Brasil e propõe uma discussão sobre o feminismo através da desconstrução do masculino. O filme incorpora cenas ficcionais, estreladas por Roberta Rodrigues, Renato Góes, Oscar Magrini e Heitor Martinez, entre outros, nas quais os homens não se dão conta de seus comportamentos machistas, racistas e plenos de preconceitos de classe, enraizados e aceitos pela sociedade.

QUINTA-FEIRA, 18 DE JUNHO

RIO DE TOPLESS (2020) (85’)
Inédito e exclusivo
Horário: quinta, 18 de junho, às 20h45
Classificação: 14 anos
Direção: Ana Paula Nogueira

Sinopse: A jornalista Ana Paula Nogueira foi uma das mais influentes participantes movimento conhecido como Toplessaço. Mulheres se reuniram nas areias cariocas e tiraram os sutiãs em prol da naturalização do corpo feminino e contra o machismo da sociedade brasileira. Desde então, a idealizadora desta coprodução do Canal Brasil vem enfrentando e quebrando, de peito aberto, tabus entre os costumes do nosso cotidiano. A produtora de cinema assina este longa-metragem sobre a memória das primeiras mulheres a desafiar as práticas convencionais, conversando com pessoas que, como ela, ousaram enfrentar o seio dessa polêmica questão. O documentário passeia por diversos aspectos do movimento gerado pela prática do topless nas praias cariocas, como a liberdade de expressão e a repressão social e policial imposta pelas forças de segurança. 

SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO

SEPULTURA ENDURANCE (2017) (100’)
[In-Edit Brasil]
Estreia
Horário: sexta, dia 19 de junho, às 19h
Classificação: 12 anos
Direção: Otavio Juliano

Sinopse: O documentário passeia pela história do Sepultura, uma das maiores bandas da história do rock pesado e principal expoente brasileiro do gênero. Fundada pelos irmãos Max e Iggor Cavalera, e atualmente formada por Andreas Kisser (guitarra), Paulo Xisto (baixo), Derick Green (voz) e Eloy Casagrande (bateria), o quarteto é pioneiro no trash metal, uma das mais agressivas vertentes do ritmo, com guitarras graves e distorcidas, andamentos comandados por uma percussão veloz e vocais guturais. O longa-metragem acompanha, em detalhes, turnês recentes do grupo, captando a intimidade dos membros, que contam histórias dos mais de 30 anos de carreira, comentam as principais influências e os rumos de suas composições ao longo do tempo. A obra conta com depoimentos de artistas que são, simultaneamente, ídolos e fãs dos metaleiros, como Lars Ulrich (Metallica), David Ellefson (Megadeth), Phil Anselmo (Pantera), Corey Taylor (Slipknot) e João Gordo (Ratos de Porão). Todos atestam a força do som do quarteto verde e amarelo, a originalidade da junção entre o rock e ritmos nativos brasileiros e a relevância do grupo na pavimentação do trash metal ao redor do mundo. Membros mais antigos da atual formação, Andreas Kisser e Paulo Xisto lembram a gravação dos primeiros discos, a cena do rock no país nos anos 1980, o início do sucesso internacional e a reformulação de seus membros em pleno auge da trajetória.

SÁBADO, 20 DE JUNHO

NICK CAVE: 20.000 DIAS NA TERRA (2014) (95’) 
[In-Edit Brasil]
Inédito e exclusivo
Horário: sábado, dia 20 de junho, às 19h
Classificação: 14 anos
Direção: Iain Forsyth e Jane Pollard
Elenco: Shico Menegat, Guega Pacheco e Bruno Fernandes

Sinopse: Indicado ao Bafta de melhor documentário. Melhor edição e direção no Festival de Sundance, além de indicado ao Grande Prêmio do Juri. Um dos artistas mais originais do mundo do rock, Nick Cave comemora 20 mil dias de existência no planeta com este longa-metragem indicado ao BAFTA de melhor documentário e vencedor das categorias de melhor edição e direção no Festival de Sundance. O australiano estrela esta produção bem ao seu estilo; teatral, performático e longe de qualquer modelo que o possa classificar como tradicional. Os diretores Iain Forsyth e Jane Pollard acompanham a comemoração deste marco como se fosse um dia absolutamente comum na vida do protagonista; ele acorda ao lado da esposa, encontra amigos para ensaiar e finalmente se apresenta na Ópera de Sidney, uma das mais tradicionais casas de espetáculos de seu país natal.

DOMINGO, 21 DE JUNHO

TATUAGEM (2013) (110’)
[Especial Orgulho LGBTQI+]
Horário: domingo, dia 21 de junho, às 23h10
Classificação: 16 anos
Direção: Hilton Lacerda
Elenco: Irandhir Santos e Jesuíta Barbosa

Sinopse: O premiado filme se passa em Recife, em 1978, época de grande censura do regime militar a manifestações culturais tidas como subversivas. Na periferia, Clécio lidera o grupo teatral Chão de Estrelas, uma trupe de artistas libertários cujos integrantes interpretam uma atração extravagante e de estética contracultural típica do fim da década de 70. Encenadas em um tablado mambembe para um pequeno público, as peças são carregadas de versos e danças debochados, sarcásticos e anárquicos, com muita nudez e humor. Não muito distante dali, Fininha serve em um quartel como soldado e sofre intimidações de colegas por uma suposta homossexualidade. O recruta é enviado à casa de espetáculos para entregar uma encomenda a Paulette e tem início uma paixão fulminante e revolucionária com o protagonista. Destaque no Festival do Rio nas categorias Melhor Filme de Ficção pelo júri popular, Ator, Ator Coadjuvante, Prêmios Fipresci e Especial do Júri em Ficção. Já no Festival de Gramado, ganhou os Kikitos de Melhor Longa-metragem, Ator e Trilha Musical.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato