'Globo Repórter' mostra a vida selvagem no quintal de casa

Divulgação/ Ananda Porto
Gralhas, tucanos, corujas, saguis, beija-flores. Por definição, são animais silvestres que não passaram pelo processo de domesticação e ainda não estão acostumados com seres humanos. Mas todas essas espécies estão entre as mais de 50 registradas pelo repórter Ciro Porto, da EPTV, afiliada da Globo em Campinas, ao longo de dois anos, em pleno quintal de sua casa. No inédito ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 5, data que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, o repórter compartilha essas imagens. “Eu e minha filha já registrávamos esses flagrantes antes e, na quarentena, tivemos mais tempo para formatar o material. No programa, também vamos mostrar registros de pessoas que, mesmo morando em apartamentos, convivem com esses animais em suas varandas. Mesmo soltos na natureza, eles estão sempre por perto”, conta o repórter.

Há mais de um ano, Ciro descobriu um ninho com filhotes de corujinhas-do-mato em sua casa. Elas sumiram, mas depois voltaram e fizeram outro ninho no mesmo lugar. Durante dois meses, ele acompanhou e registrou o processo de reprodução da espécie. No mesmo terreno, observou que a fêmea de um bando grupo de macacos da espécie sagui-de-tufo-preto ou mico-estrela teve filhotes gêmeos. No início, a mãe carregava sozinha os dois nas costas, mas com o passar do tempo, outros integrantes do bando passam a dividir a tarefa com ela. “São exemplos muito legais de ajuda ao próximo, especialmente nessa época de quarentena”, conta Ciro.

Do quintal da família, foi possível ver que a revoada de aleluias não passa despercebida pelo joão-de-barro. E como é difícil para as pombas proteger seus ninhos dos tucanuçus ou tucanos-toco. Com um cérebro maior que a média, as gralha são capazes de escutar e imitar o que está no entorno, como o relinchar de cavalo, e até entrar em uma cozinha e abrir uma panela para comer arroz. Uma das menores espécies de beija-flor do mundo, conhecida como estrelinha-ametista, também foi flagrada. O animal é tão pequeno que pesa menos do que uma moeda de um centavo.

O ‘Globo Repórter’ vai ao ar na noite de sexta-feira, dia 5, logo após a novela ‘Fina Estampa’.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato