Fenômeno da Pororoca, no Amazonas, é investigado em série documental britânica, na TV Brasil

Divulgação TV Brasil
No quarto e inédito episódio de “Terra, o Poder do Planeta”, que a TV Brasil exibe na quinta (16), às 20h30, o geólogo britânico Iain Stewart viaja do Havaí (EUA) ao Amazonas, a fim de investigar marés oceânicas e fluviais.

No começo, não havia oceanos. Acredita-se que tenham se formado gradualmente a partir de vapores vulcânicos e do gelo trazido por cometas. E a mudança continua: a Etiópia vê nascer um novo mar, que vai separar a África Oriental do continente, enquanto o mar Mediterrâneo fica cada vez mais seco.

No “paraíso do surf”, Havaí, Dr. Stewart explica os diferentes tipos de onda, maré e corrente. Já na Amazônia, ele testemunha o maior macaréu (onda formada pelo choque das águas de um rio caudaloso no começo da maré cheia) do mundo. A Pororoca pode gerar ondas de até quatro metros de altura que se estendem por cerca de 800 quilômetros ao longo do Rio Amazonas e rios adjacentes.

“Terra, o Poder do Planeta” revela o mundo de maneiras novas e surpreendentes. O uso de imagens de satélite, com destaque para o recurso de “time lapse” – que em alguns segundos mostra imagens feitas ao longo de vários meses – joga nova luz sobre fenômenos terrestres até o momento obscuros ou de difícil visualização.

Em cada episódio, o geólogo Iain Stewart explica os efeitos e a importância de uma força específica da natureza, como o vento ou o vulcanismo. Também examina as maneiras pelas quais essa força molda e influencia a vida na Terra, frequentemente em conjunto com outras forças.

Com cinco edições, cada uma com 60 minutos de duração, a série documental vai ao ar toda quinta-feira, às 20h30, na TV Brasil. O episódio é reprisado na madrugada para sexta, à 0h30, e no sábado da mesma semana, às 14h.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato