Home Top Ad

Quintal da Cultura promove live com povos indígenas

Share:

Divulgação 
A live do Quintal da Cultura desta quarta-feira (22/7), às 17h, vai viajar por algumas aldeias indígenas do Brasil. Os personagens do Quintal, Ofélia (Helena Ritto) e Ludovico (José Eduardo Rennó) irão se conectar virtualmente com alguns povos para que compartilhem suas histórias, culturas e ancestralidades. A transmissão acontece pelo canal do YouTube do Quintal e na página do Facebook da TV Cultura.

Do Povo Pankararu, localizado no submédio São Francisco, entre os municípios de Tacaratu, Jatobá e Petrolândia, no sertão Pernambucano, o bate-papo será com os irmãos Sofia Pankararu (9 anos) e Flávio Pankararu (11 anos); Ana Luiza Oliveira Andrade (21 anos), estudante de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e o cantor Gean Ramos, natural de Jatobá (PE).

O cantor reside na aldeia Bem Querer de Cima, território indígena Pankararu, e busca através da vivência como artista e produtor, em um processo permanente de interação com as suas ancestralidades, conservar e resgatar suas origens, que são também parte da identidade e do patrimônio cultural Pankararu. O Povo Pankararu é composto por cerca de 7 mil indígenas e ocupa uma área de 14 mil hectares.

No Ceará, no município de Poranga, fica localizada a Aldeia Umburana, no topo da Serra da Ibiapaba, a 400 km de Fortaleza, na divisa com o Piauí. É lá que fica o Povo Tabajara, onde a escritora, cordelista e contadora de histórias indígenas Auritha Tabajara traz suas raízes e conta um pouco sobre seu povo e as histórias dos Tabajaras.

Participam da conversa também Penanay, Yskuruni, Mayna, Nay, Naykana e Arlindo Yawanawa, pertencentes ao Povo Yawanawa, da Aldeia Amparo, localizada na beira do Rio Gregório, no Acre. E a liderança indígena feminina Watatakalu Yawalapiti e sua filha Ianne Kawakanih, do Povo Yawalapiti, de Mato Grosso, no Território do Alto do Xingu.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.