A migração da TV paga para internet é visto como algo inovador

Reprodução
A Ancine sinalizou no PAYTV Forum, evento organizado pela Tela Viva e pela TELETIME esta semana, que apesar de estar em processo de análise de uma Notícia regulatória sobre a oferta de conteúdos lineares na Internet, não planeja a priori regular o ambiente de Serviços de Valor Adicionado. Segundo Alex Braga, a intenção da agência é justamente entender os limites da agencia e a aplicação dos conceitos previstos na legislação atual ao ambiente da Internet. A agência quer ainda entender os impactos da aplicação de cotas e das diferentes modalidades de incentivo ao conteúdo nacional.

Sobre a regulamentação de vídeo sob-demanda, por exemplo, a atual gestão já se colocou contrária ao estabelecimento de cotas. Segundo Braga, o assunto será debatido na próxima reunião do CSC.

Já em relação à aplicação do modelo de fomento atual ao cenário da distribuição pela Internet, a alternativa de fomento através de investimento direto na produção cont coma simpatia da agência. Segundo Braga, esse modelo diminuiria o papel da agência reguladora na distribuição dos recursos públicos, mas mantendo o fomento ao setor. "Essa gestão tem a provisoriedade. O que gente objetiva é iniciar um processo de reformulação e modernização", diz. E a TV por assinatura se encaixa perfeitamente, já que está em "momento de mudança de paradigma, sendo provocado por novos modelos de negócios".

Revisão da Lei

O presidente da Ancine é categórico em relação ao marco legal da TV por assinatura: "É preciso iniciar a etapa de revisão da Lei 12.485". O papel da agência vem sendo o de contribuir a partir de estudo de conjuntura. "É momento de se iniciar a discussão sobre o novo modelo e iniciar uma transição para este novo modelo", diz, destacando que o período de transição é fundamental para os players tenham tempo de recuperar investimentos realizados e se preparar para o novo cenário.

É papel da Ancine, aponta seu presidente, pensar em garantias mínimas de participação do conteúdo brasileiro no mercado. "A política de financiamento já é consolidada e caminha para se manter e se preservar. Há uma preocupação com as possibilidades de produção e com a preservação de direitos, mas caminhando ao novo modelo", disse.

Também no evento, o conselheiro da Anatel Moisés Moreira concordou com inevitabilidade de uma mudança na regulamentação. "Inovações tecnológicas surgem de forma exponencial em nossas vidas. Tenho a clara visão de que o regulador não pode criar barreiras para impedir estas inovações", disse.

Ele concorda com uma transição que não será de forma abrupta, apesar de o Serviço de Acesso Condicionados (SeAC) e da distribuição de conteúdos como Serviço de Valor Adicionado serem em tese competidoras, com vantagens para o modelo de SVA. Para ele, os dois modelos conviverão por algum tempo. "As amarras regulatórias e a disparidade na carga tributária serão determinantes para cravar se o modelo (SeAC) continua por muito tempo, ou não", disse, indicando a necessidade de revisão da regulamentação.

Isonomia regulatória

Para Anatel é preciso se buscar a mitigação das diferenças regulatórias e tributárias entre as modalidades de serviço por assinatura. Além disso, aponta que é necessário um pacto no setor para tornar o SeAC mais acessível e capaz de chegar a mais regiões. "A aceleração do SVA em todo o território implica na expansão da banda larga, portanto há um custo elevado. Se houver uma evolução no modelo de negócios que torne o SeAC mais acessível e permita a interiorização, ambos os modelos conviverão por muito tempo", completou.

Assim como Braga, Moreira aponta que o papel da agência é o dar subsídios ao debate que leve a uma mudança "Compete à agência reguladora interagir com o Ministério das Comunicações, para que possam interagir com o Congresso e avaliar de que forma será mudada a lei", diz. Outro ponto em que as agências parecem concordar é em diminuir o papel regulador na distribuição de vídeo, sobretudo após a transição entre modelos regulatórios. "O SVA não é uma modalidade de serviço regulada pela Anatel. O SeAC, por sua vez, sim, porque o prestador gerencia uma rede", disse.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato