Para representante da AT&T, a Lei vai acabar com a TV paga

Reprodução
De acordo com Telesintese, existe um aparente consenso no mercado de TV por assinatura: o de que é preciso revisar a Lei da TV Paga, também conhecida por Lei do SeAC – de “serviço de acesso condicionado”.

Durante evento digital realizado ontem e hoje, 19, pelo site Teletime, executivos de diferentes empresas afirmaram que a Lei precisa ser modificada para garantir a sustentabilidade do segmento ante a competição com os OTTs – aplicativos que usam a internet para transmitir conteúdo audiovisual, como Netflix e Amazon Prime.

Ontem, os presidentes da Claro e da Sky alertaram para os riscos que a TV paga enfrenta no Brasil. Hoje, reguladores bateram na mesma tecla (veja aqui), assim como representantes da AT&T (dona da Sky), da Claro, da Globo e da Discovery.

Paulo Tonet, do grupo Globo, falou que a lei cumpriu um papel importante de incentivo à produção independente e covinha quando foi editada, em 2011. Hoje, no entanto, atrapalha. “Este excesso de regulação fazia sentido na época, mas hoje não faz mais. E também não faz sentido impor aos novos agentes [OTTs] as regras daquela época. Tem que haver diminuição da regulação, mas com discussão ampla”, falou. Vale lembrar que o Grupo Globo está no mercado de programação de TV paga e também no OTT, com o Globoplay.

Fernando Magalhães, da Claro, complementou a fala de ontem do presidente da empresa, José Félix, para quem a Lei do SeAC devia acabar – mas enquanto não acaba, deve ser obedecida. “O SeAC está sendo desafiado por um modelo que não é regulado. Nos EUA tem isso, tem Directv Go da AT&T, e as duas convivem lá. Aqui há uma assimetria de regulação, de impostos, que vira preço”, disse.

Michael Hartman, da AT&T, foi o mais incisivo. “Esse ambiente regulatório vai matar o SeAC do jeito que é hoje. Temos no Brasil um ambiente que impõe mais regulações do que vivemos fora do Brasil. Isso cria uma situação de assimetrias com os OTTs que são anti-inovação e são um fardo para os produtores e distribuidores que desejam inovar”, criticou.

Para Hartman, quem está inovando hoje na distribuição de conteúdo são empresas de fora do mercado de TV paga, justamente por não estarem sujeitas à regulação. “Toda inovação está começando fora do âmbito regulado. Essa inovação está beneficiando o consumidor, que tem mais opções”, falou. Segundo ele, a AT&T estuda lançar o app Directv Go no Brasil, app que dá acesso aos canais lineares da TV por assinatura. “A Sky gostaria de prestar serviço e atender clientes como a Netflix faz, porque tem menos custo, mas no Brasil não pode”, arrematou.

Lara Andrade, da programadora Discovery, concorda. A executiva lembrou que em 2011 os programadores internacionais já eram contra a lei do SeAC, posição mantida inalterada até hoje. Segundo ela, a grande questão passa pelas cotas de conteúdo nacional. “Incentivo sempre induz mais do que obrigações. Acho ótimo que tenha incentivo para VoD, cinema, games. Mas é melhor que os incentivos venham com liberdade para a empresa definir suas próprias estratégias”, defendeu.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato