TV Cultura e TV Rá Tim Bum lançam campanha Ninguém Mexe Comigo contra o abuso infantil

Divulgação 

Estreia em outubro na TV Cultura, TV Rá Tim Bum e nas redes sociais dos canais, a campanha contra o abuso sexual Ninguém Mexe Comigo. Com música composta pela cantora Bruna Caram, a versão infantil tem o objetivo de ajudar crianças e adolescentes a identificarem situações de potencial abuso e aprenderem a se defender (gritar, correr, contar ou discar 100). E a versão adulta do vídeo musical tem estética dos anos 50, com apresentação de Cassio Scapin e a participação de 40 artistas do cenário artístico brasileiro, que atuaram voluntariamente.

Diante da preocupante estatística de que a cada 7 minutos uma criança ou adolescente são abusados no Brasil, geralmente por um parente ou pessoa próxima, o musical Ninguém Mexe Comigo foi criado para incentivar os adultos a somarem suas vozes à rede de proteção da infância.

A produção e as gravações aconteceram durante a pandemia de Covid-19 e seguiram todas as diretrizes e protocolos de segurança. Segundo Antonio Roberto, diretor geral do musical, foi muito gratificante despertar o interesse e engajamento de grandes nomes da cena artística brasileira, como Cassio Scapin, André Dias, Bruna Caram, Fred Silveira, Anderson Bueno, Marly, Ulisses Montoni e vários outros artistas do teatro, música e televisão.

Para focar nos adultos e no tabu sobre este tema que se arrasta por décadas, a música ganha novo arranjo vocal feito por Marly Montoni e Antonio Roberto no estilo anos 1950 . "Esta história não é de hoje e mesmo assim pouco se fala. Agora, vamos cantar juntos e mudar essa história", diz Cassio Scapin, que participa do clipe e reforça o quanto a causa é importante e urgente.

A arte tem o papel de educar e conscientizar a sociedade, por isso a campanha estimula o olhar atento dos adultos sobre o abuso sexual trazendo uma linguagem mais leve para esse assunto complexo.

Divulgação

Versão Infantil

Lançado há quatro meses, o clipe infantil foi divulgado amplamente nas redes sociais e ganhou até repercussão internacional, tendo a letra traduzida para oito idiomas. Muitos pais passaram a conhecer o Disque 100 (Direitos Humanos), abriram espaço de diálogo com os filhos sobre proteção e uma criança surda relatou à mãe que estava sendo abusada após assistir à canção lançada em maio com interpretação de libras. Sobre este fato, Paola Bellucci, idealizadora da Ninguém Mexe Comigo, reflete: "Salvar uma criança dos abusos é o mesmo que salvar a humanidade. Nosso foco é conscientizar cada jovem e adulto que nossa missão é eliminar o abuso sexual infantil do Brasil e do mundo."

Sobre

A campanha Ninguém Mexe Comigo enfrenta o abuso sexual de crianças e adolescentes por meio da informação lúdica e artística. Ela foi idealizada pela brasileira Paola Bellucci, designer e ativista social, mestranda em Paz na Universidade Soka, em Tóquio. Paola teve seus direitos violados na infância e hoje se dedica para que nenhuma criança mais sofra pelo que ela passou. Mesmo morando no Japão, ela se empenha para proteger os jovens brasileiros dos abusos durante a pandemia aplicando o princípio "não deixar ninguém para trás" dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A campanha vem ganhando força também fora do Brasil, em outubro o projeto será tema de um vídeo produzido por uma associação musical de Tóquio como exemplo de projeto que une os ODS e a música para a paz.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato