Descontaminação das águas dos rios é destaque do Repórter Eco deste domingo na TV Cultura

Divulgação

O Repórter Eco deste domingo (22/11) traz reportagens sobre um processo simples e barato capaz de limpar a água dos rios; o sauim-de-coleira, primata nativo da Amazônia, que está ameaçado de extinção; e um estudo internacional sobre como as florestas tropicais se adaptam às mudanças climáticas. Apresentado por Márcia Bongiovanni, o programa vai ao ar às 18h, na TV Cultura.

Os rios que abastecem cidades brasileiras são contaminados por resíduos de remédios, agrotóxicos e até de protetor solar, mas as estações de tratamento convencionais não removem esses poluentes. Por isso, pesquisadores da USP de São Carlos, interior paulista, criaram um processo simples e barato capaz de limpar a água.

Outra matéria da edição alerta sobre o sauim-de-coleira, primata nativo da Amazônia, que é uma das 25 espécies mais ameaçadas de extinção do mundo. Com a expansão urbana, ele só é encontrado em dois locais isolados na região de Manaus, capital do Amazonas. Mas o governo federal não aprova um plano que prevê a criação de reservas para preservar esse animal criticamente em perigo.

Por fim, o programa apresenta um estudo internacional que procurou saber até que ponto as florestas tropicais do mundo resistem ao aquecimento global e conseguem armazenar carbono. Umas das conclusões é que florestas como a Amazônia têm um limite e suportam temperatura média de até 32ºC, isso sem considerar o impacto de ações humanas como incêndios e desmatamentos.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato