Home Top Ad

Descontaminação das águas dos rios é destaque do Repórter Eco deste domingo na TV Cultura

Share:

Divulgação

O Repórter Eco deste domingo (22/11) traz reportagens sobre um processo simples e barato capaz de limpar a água dos rios; o sauim-de-coleira, primata nativo da Amazônia, que está ameaçado de extinção; e um estudo internacional sobre como as florestas tropicais se adaptam às mudanças climáticas. Apresentado por Márcia Bongiovanni, o programa vai ao ar às 18h, na TV Cultura.

Os rios que abastecem cidades brasileiras são contaminados por resíduos de remédios, agrotóxicos e até de protetor solar, mas as estações de tratamento convencionais não removem esses poluentes. Por isso, pesquisadores da USP de São Carlos, interior paulista, criaram um processo simples e barato capaz de limpar a água.

Outra matéria da edição alerta sobre o sauim-de-coleira, primata nativo da Amazônia, que é uma das 25 espécies mais ameaçadas de extinção do mundo. Com a expansão urbana, ele só é encontrado em dois locais isolados na região de Manaus, capital do Amazonas. Mas o governo federal não aprova um plano que prevê a criação de reservas para preservar esse animal criticamente em perigo.

Por fim, o programa apresenta um estudo internacional que procurou saber até que ponto as florestas tropicais do mundo resistem ao aquecimento global e conseguem armazenar carbono. Umas das conclusões é que florestas como a Amazônia têm um limite e suportam temperatura média de até 32ºC, isso sem considerar o impacto de ações humanas como incêndios e desmatamentos.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.