Repórter Record Investigação mostra como o crack avança e impacta as famílias que vivem no interior do Nordeste

Divulgação Record TV

Nesta quinta-feira, 11/02, o Repórter Record Investigação traz um retrato do avanço devastador do crack, principalmente entre os jovens mais pobres que vivem em cidades pequenas do Nordeste. Um cenário desolador de vidas e famílias arruinadas pelas droga e por ameaças de morte dos traficantes.  

Atualmente o país não tem nenhuma pesquisa sobre o número de usuários em municípios com menos de 30 mil habitantes. O estudo mais completo foi divulgado em 2013 pela Fiocruz, do Rio de Janeiro. A região nordestina concentrava, na época, quase metade dos dependentes.

O programa foi para o interior do Nordeste para mostrar como as famílias enfrentam esse problema e se existe amparo social aos que precisam de ajuda. A equipe ainda revela que os jovens acabam se endividando com os traficantes e muitos deles são jurados de morte e assassinatos.

De Carlos Alexandre, só sobraram as lembranças gravadas em imagens e a dor profunda da mãe. "Se eu internasse meu filho, hoje ele não estaria debaixo da terra", diz Dalva. Ela tentou de tudo para afastar o filho do crack, que ele descobriu ainda criança. O jovem vendeu botijão, ventilador e ferro elétrico para usar pedra. Para mantê-lo longe das drogas, ela o acorrentou ao pé do sofá da sala, mas não adiantou. Dois meses depois, ele fugiu e foi assassinado em seguida. "Eu sabia que ele iria ser morto, tinha certeza", confessa a mãe.

Nataly, de 17 anos, também é dependente. Sua mãe passou madrugadas em claro, percorreu favelas, lidou com traficantes. Tudo para descobrir o paradeiro da menina, também ameaçada de morte por traficantes. "Entrei em lugares onde não deveria para resgatar minha filha. Sempre pedi ajuda, mas nunca consegui interná-la", desabafa a mulher, que prefere não se identificar.

O programa também vai contar a história de um casal que vive em função do álcool e do crack. Francisco e Meirinha deixam de comprar comida para usar droga, muitas vezes na frente das crianças. "Eu não deixo meus filhos jogados. Minha mente está sempre pensando neles", tenta justificar Francisco.

E ainda o caso da mãe aliviada com a prisão do filho. Ascelina se viu obrigada a se afastar de seu caçula. Por causa do crack, o jovem ficava incontrolável, quebrava a casa e agredia a mãe. Hoje, ela está mais segura com ele na cadeia. "Tudo o que você pode imaginar que um filho pode fazer de ruim para uma mãe meu filho fez", revela.

A reportagem é de Romeu Piccoli, Gisele Barbieri e Michel Mendes. A edição é de Ivandra Previdi.

O Repórter Record Investigação vai ao ar nesta quinta-feira às 22h45. A apresentação é de Adriana Araújo.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato