Canal Arte1 estreia domingo a série 'Música no Meu Jardim'

Divulgação

Estreia neste domingo, 7 de março, no canal Arte1 uma série inédita de documentários idealizada e dirigida pelo pianista e maestro brasileiro Marcelo Bratke. Intitulada "Música no Meu Jardim", a produção foca em Bach, Mozart, Beethoven e Chopin e no extraordinário percurso da música ocidental através dos séculos.

"Música no Meu Jardim" traz uma reflexão sobre a vida e a obra destes quatro gênios da música ocidental através do prisma de um músico brasileiro: Marcelo Bratke. "Quando comecei a estudar música e imaginava Bach, Mozart ou Chopin, eu os 'via' através do filtro do meu país; o Brasil, com a sua exuberante natureza! Pensar em Beethoven através das cores da natureza brasileira me fez adquirir uma leitura diferente de sua obra, provavelmente distinta da leitura de um músico que cresceu na Alemanha ou na Áustria.” afirma Bratke. “Neste sentido, o meu jardim (simbólico) é o Brasil!”, acrescenta.

A série tem quatro episódios e descreve também a evolução da linguagem musical ocidental nos últimos séculos, marcados por separações e reencontros musicais entre o Ocidente e o Oriente através da elaboração de uma cultura planetária universal e de uma síntese a partir da oposição entre um “Oriente” --valorizado pela intuição-- e um “Ocidente” --caracterizado pelo racionalismo fragmentador e foco central desta série concebida para o canal Arte1. 

Os episódios da série trazem grandes obras dos quatro compositores executadas por Marcelo Bratke em seu piano em sua casa. Bratke conta histórias que ilustraram os seus primeiros encontros com Bach, Mozart, Beethoven e Chopin, além de narrar aspectos marcantes sobre as vidas destes grandes compositores e revelar o impacto de suas obras na cultura universal. 

Ambientados no Brasil, os quatro episódios procuram trazer uma reflexão sobre os ecos deste patrimônio musical pela "lente" dos trópicos com cenas de paisagens brasileiras idealizadas e dirigidas especialmente para a série pela artista visual Mariannita Luzzati. Ela assina também a cenografia da produção com suas obras. Os documentários trazem ainda raras imagens históricas, revelando ao grande público os passos que a música traçou na evolução da nossa civilização. 

"Música no Meu Jardim"
Estreia domingo - 7 de março, às 21h30
Primeiro episódio: Bach por Marcelo Bratke
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem