''Perplexidade generalizada'', diz Marco Aurélio Mello sobre anulação das condenações de Lula

Reprodução

Marco Aurélio Mello afirma que o sentimento é de “perplexidade generalizada” com a anulação das condenações de Lula. Numa decisão individual, o ministro Edson Fachin redirecionou os processos do ex-presidente de Curitiba para o Distrito Federal. Em entrevista exclusiva à Rádio Bandeirantes, no Jornal Gente desta terça-feira (9), Marco Aurélio Mello admitiu ter sigo pego de surpresa: “Uma perplexidade generalizada. Fiquei surpreso de voltar-se à estaca zero depois das ações serem julgadas, de haver pronunciamento do TRF, do STJ. Vamos aguardar para ver os desdobramentos, se terá ou não a impugnação a essa decisão”.

Para ele, a alegada incompetência de Curitiba para julgar o ex-presidente é discutível. Ainda na avaliação do ministro, a decisão de Edson Fachin é “péssima” para a imagem do Judiciário. “Ele potencializou, não há a menor dúvida, o princípio da territorialidade. O que revela esse princípio? Que é competente órgão julgador do local da prática criminosa. Aí, entendeu que o ex-presidente Lula praticou os atos aqui em Brasília. Mas o próprio Código de Processo Penal prevê dois institutos que afastam a territorialidade. Refiro-me à continência, quando se tem no processo vários acusados, e à conexão probatória – estarem os fatos interligados. Esses dois institutos geram a prevenção de um certo juízo. Agora, para o Judiciário, isso foi péssimo, já que a sociedade fica decepcionada depois de tantos procedimentos voltar-se à estaca zero”.

Marco Aurélio Mello diz não acreditar que a ligação de Fachin com o PT no passado explique a decisão. O ministro também extinguiu os processos de imparcialidade de Sérgio Moro contra o ex-presidente. No entanto, mesmo elogiando o ex-juiz, Marco Aurélio entende que a suspeição de Moro precisa ser analisada. “Há de ter uma resposta. Agora, que a resposta seja a partir da legislação de regência, não se chegando à transformação do juiz Sérgio Moro de mocinho em bandido. Foi um grande juiz. Pena ele ter virado às costas à cadeira de juiz para assumir um cargo de auxiliar do presidente da República”.

A íntegra da entrevista está disponível no canal da Rádio Bandeirantes no YouTube.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato