''Reforma Agrária'' é tema de discussão do Aparecida Debate

Reprodução

Nesta terça-feira (06/04), às 21h30, sob a mediação do jornalista Eduardo Miranda, vai ao ar mais um Aparecida Debate. A pauta do programa é ''Reforma Agrária''. 

A produção da TV Aparecida enfatiza que na teoria “Reforma Agrária” é distribuição justa da terra para que se cumpra a sua função social. É tirar das mãos de poucos para entregar aos muitos que necessitam plantar e produzir. Ou seja, tem como objetivo principal acabar ou diminuir a quantidade de latifúndios no meio rural.  

Porém, o programa mostra que no Brasil essa função da distribuição de terra pouco avançou nas últimas décadas e que mesmo nas áreas consideradas improdutivas que foram desapropriadas e redistribuídas aos camponeses, ainda faltam políticas públicas para manter as famílias na terra, dando a elas plenas condições para produzir.  

Entre as questões que serão discutidas no Aparecida Debate estão: como anda a luta de trabalhadores rurais por um pedaço de chão? O que são os latifúndios e o que esperar da política agrária do governo? Que tipo de incentivo as famílias assentadas precisam para verdadeiramente viverem da terra?  

Para tirar todas as dúvidas, participam do programa desta semana, Sérgio Sauer, doutor em sociologia pela universidade de Brasília e professor da UNB, que tem experiência em pesquisas em diversas áreas, com ênfase em sociologia rural, sociologia política e políticas governamentais. Ele atua principalmente em temas como luta pela terra, reforma agrária, terra e território, agricultura familiar, movimentos sociais agrários e políticas públicas para o campo. E Ruben Alfredo de Siqueira, filósofo, pedagogo e mestre em ciências sociais na UFPB (Universidade Federal da Paraíba), em João Pessoa. Ele integra a Rede Brasileira de Justiça Ambiental e a Comissão Pastoral da Terra, desde 1981.  

Aparecida Debate, terça-feira, às 21h30

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato