Filhos ou pets?: Thaís Oyama e Pondé discutem a questão na TV Cultura

Divulgação Bruna Frasson

Nesta quinta-feira (13/5), Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé debatem no Linhas Cruzadas a questão: filhos ou pets? Isso porque os brasileiros têm cada vez menos filhos e cada vez mais bichos de estimação. A edição inédita vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h.

O último relatório da ONU sobre a Situação da População Mundial mostrou que a taxa de fecundidade no Brasil, ou seja, filhos por mulher, diminuiu muito. Hoje é de 1,7. E na década de 60, essa média era de seis filhos. A taxa de fecundidade no Brasil também é inferior à da América Latina e do mundo. Mas quais os motivos das pessoas, em geral, e dos brasileiros, em particular, estarem tendo menos filhos?

Para Pondé, filhos se tornaram um ônus, primeiro de tudo para a mulher. À medida que a mulher se emancipa, vai tirando os filhos da frente. Ela não deixa de ter, nem todas as mulheres têm filhos, mas têm menos ou nenhum. Isso significa que vai dedicar a vida a trabalhar, estudar, fazer pós-graduação, ganhar dinheiro.

Em 2015, o cruzamento de uma pesquisa feita pelo IBGE mostrou que, pela primeira vez no Brasil, o número de famílias que cria cachorros é maior do que o número de famílias que têm crianças. De cada 100 famílias no País, 44 criam cachorros e só 36 têm crianças.

Segundo Pondé, filho é mais caro e dura muito tempo. "Ele cresce, escolhe a profissão e resolve ser livre. Aí tem filho, casa, separa, volta com o filho. Já os pets são muito mais controláveis. As pessoas amam muito, mas castram eles no segundo dia. Ou seja, eu te amo, mas não vai você me encher o saco, certo?", comenta o filósofo.

Esses e outros aspectos do tema serão abordados no Linhas Cruzadas, da TV Cultura.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato