Caminhos da Reportagem mostra como o yoga ganhou espaço durante a pandemia

Divulgação

No programa Caminhos da Reportagem que vai ao ar neste domingo (27), às 20h, na TV Brasil, o assunto é yoga. Esta prática milenar entrou em cena na pandemia como uma busca por saúde não apenas para o corpo, mas para a mente, podendo ser feita em casa, com as orientações corretas. 

Na última segunda-feira, 21 de junho, comemorou-se o Dia Internacional do Yoga. A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas no ano de 2014.

No programa "Yoga: um caminho para o equilíbrio", a atração jornalística mostra que, após mais de um ano de pandemia, a atenção à saúde mental ganhou espaço. A procura por alternativas aumentou para minimizar sintomas como estresse, ansiedade, cansaço e solidão. 

Com o isolamento social, a aposentada Renata Varella teve que parar de praticar karatê, aikidô e equitação. Por isso, resolveu dar uma chance ao yoga, que já tinha tentado fazer quando era mais nova. "Eu sou de artes marciais, então quando fiz yoga achei chato e parei, só retomei agora", conta. Com aplicativos de celular e plataformas na internet, Renata começou a praticar e logo percebeu os benefícios. "Fiquei mais elástica, mais calma, faço exercícios de respiração e isso me ajuda, por exemplo, a montar a cavalo", avalia.

Durante a pandemia, a professora brasileira de yoga Pri Leitte, que mora nos Estados Unidos, viu um aumento estrondoso nas buscas por seus vídeos de aulas na internet: já ultrapassa os 42 milhões de visualizações. "A prática de yoga é bastante acolhedora, pode ser feita por qualquer idade, independente de gênero, flexibilidade ou quanto você pesa", explica. Pri Leitte mostrou isso ao ficar grávida nesse período e continuar as aulas até o último mês de gravidez. 

A autora do blog Cadeira Voadora, Laura Martins, é cadeirante e praticante de yoga há 25 anos. Desde a primeira vez que procurou uma professora, não houve nenhum impedimento para que ela praticasse. "Simplesmente, a professora foi me passando os exercícios, me conhecendo para ver o que podia fazer e a gente foi se aperfeiçoando", conta. O atual professor de Laura, Thiago Anício, explica que as posturas são adaptadas e, por isso, são possíveis para todas as pessoas. "O aluno coloca suas limitações, seus desejos e possibilidades e o professor interpreta e adapta a aula para aquele corpo, para aquela necessidade", afirma.

Na escola Mafagafo, em Brasília, a prática do yoga foi levada para crianças a partir de 1 ano e meio de idade. A professora Nambir Kaur conta que as aulas exigem uma preparação maior para entrar no universo lúdico infantil. Mas o retorno é recompensador. "Uma mãe me contou que ela estava nervosa e numa situação de tensão, a filhinha dela de 2 anos falou: 'mamãe, respira!' ", conta.

O yoga se popularizou no mundo ocidental a partir do movimento hippie, na década de 1960. Anos depois, o professor de Educação Física e especialista em yoga Marcos Rojo teve contato com a prática, ainda na faculdade. Fez diversos cursos na Índia e, já no Brasil, montou com outros professores o primeiro curso de especialização em yoga numa universidade brasileira. Ele analisa que a prática no Ocidente tem muita ligação com a parte física: "o yoga não está nem um pouco preocupado se você tem habilidades de plantar bananeira, se seu pé encosta na orelha; o yoga quer fazer do corpo uma ferramenta para o caminho espiritual", explica. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato