Canal Brasil homenageia Paulo Thiago

Divulgação

O Canal Brasil preparou uma programação especial para homenagear o cineasta Paulo Thiago (08/10/1945 – 05/06/2021). De 14 de junho a 19 de julho, serão exibidos seis títulos dirigidos por ele, sempre nas madrugadas de segunda para terça, à 0h30. Além dos filmes, será apresentada uma edição especial do "Cinejornal" no primeiro dia de programação (14/06). O documentário "Coisa Mais Linda: Histórias E Casos Da Bossa Nova" abre a Mostra, que também conta com produções como "Policarpo Quaresma, Herói do Brasil" e "Vagas para Moças de Fino Trato".

Paulo Thiago nasceu em Vitória, no Espírito Santo, mas se mudou para o Rio de Janeiro ainda com cinco anos. Na PUC-Rio, cursou economia e sociologia política, mas a paixão por cinema e literatura falou mais alto. Sua estreia como cineasta foi com o documentário "A Criação Literária de João Guimarães Rosa" em 1969. No ano seguinte, dirigiu seu primeiro longa, "Os Senhores da Terra" e já teve seu trabalho reconhecido, com o prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema. A paixão pelo Brasil e pelo cinema marcaram sua extensa filmografia. O diretor faleceu aos 75 anos, no Rio de Janeiro, por uma parada cardíaca.

Mostra Paulo Thiago

A partir do dia 14/06, nas madrugadas de segunda para terça, à 0h30:
14/06 - Cinejornal Especial: Paulo Thiago + Coisa Mais Linda: Histórias E Casos Da Bossa Nova (2005) (124')
21/06 - Policarpo Quaresma, Herói do Brasil (1997) (123')
28/06 - Vagas para Moças de Fino Trato (1992) (98')
05/07 - O Vestido (2003) (116')
12/07 - Fábio Leão - Entre o Crime e o Ringue (2013) (74')
19/07 - Poeta de Sete Faces (2002) (93')

Coisa Mais Linda: Histórias E Casos Da Bossa Nova (2005) (124')
Diretor: Paulo Thiago;
Sinopse: Um painel histórico, musical e informativo sobre o nascimento da Bossa Nova na década de 50. Os músicos Roberto Menescal e Carlos Lyra relembram histórias e descrevem apresentações.
Gênero: Documentário;
Classificação: Livre.

Policarpo Quaresma, Herói Do Brasil (1997) (123')
Diretor: Paulo Thiago;
Elenco: Paulo José, Giulia Gam, Ilya São Paulo, Antonio Calloni, Bete Coelho, Othon Bastos, Cláudio Mamberti, Fernando Eiras, Luciana Braga, Tonico Pereira, Nelson Dantas;
Sinopse: Nos primeiros anos da República, o major Policarpo Quaresma luta pela valorização da cultura. Ele tem como propostas a cassação de políticos gananciosos e a adoção do tupi-guarani como idioma oficial.
Gênero: Drama;
Classificação: 14 anos.

Vagas para Moças de Fino Trato (1992) (98')
Diretor: Paulo Thiago;
Elenco: Norma Bengell, Lucélia Santos, Maria Zilda Bethlem, Paulo Cesar Peréio;
Sinopse: Gertrudes aluga vagas em seu apartamento para duas mulheres: Madalena e Lúcia. A primeira é realista e diverte-se com seus amantes, enquanto a segunda é sonhadora e vive à espera de um príncipe encantado.
Gênero: Drama;
Classificação: 18 anos.

O Vestido (2003) (116')
Diretor: Paulo Thiago;
Elenco: Leonardo Vieira, Paulo José, Othon Bastos, Ana Lúcia Torre, Daniel Dantas, Stela Freitas, Gabriela Duarte, Ana Beatriz Nogueira;
Sinopse: Duas meninas descobrem no porão de sua casa um lindo vestido de festa. Curiosas, elas querem saber como ele foi parar ali, principalmente após verem sua mãe chorando com o mesmo entre as mãos.
Gênero: Drama;
Classificação: 16 anos.

Fábio Leão - Entre o Crime e o Ringue (2013) (74')
Diretor: Paulo Thiago;
Sinopse: Fábio Leão é um consagrado nome do MMA. O longa-metragem apresenta a trajetória vitoriosa do protagonista, que entrou para o mundo do crime quando jovem, mas superou os obstáculos através do esporte.
Gênero: Documentário;
Classificação: 10 anos.

Poeta de Sete Faces (2002) (93')
Diretor: Paulo Thiago;
Sinopse: A biografia de Carlos Drummond de Andrade é o foco do filme, que remonta a trajetória do escritor mineiro. Dividida em capítulos, a produção apresenta os primeiros anos de sua vida e a mudança para o RJ. Gênero: Documentário;
Classificação: Livre.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem