Canal Brasil homenageia Paulo Thiago

Divulgação

O Canal Brasil preparou uma programação especial para homenagear o cineasta Paulo Thiago (08/10/1945 – 05/06/2021). De 14 de junho a 19 de julho, serão exibidos seis títulos dirigidos por ele, sempre nas madrugadas de segunda para terça, à 0h30. Além dos filmes, será apresentada uma edição especial do "Cinejornal" no primeiro dia de programação (14/06). O documentário "Coisa Mais Linda: Histórias E Casos Da Bossa Nova" abre a Mostra, que também conta com produções como "Policarpo Quaresma, Herói do Brasil" e "Vagas para Moças de Fino Trato".

Paulo Thiago nasceu em Vitória, no Espírito Santo, mas se mudou para o Rio de Janeiro ainda com cinco anos. Na PUC-Rio, cursou economia e sociologia política, mas a paixão por cinema e literatura falou mais alto. Sua estreia como cineasta foi com o documentário "A Criação Literária de João Guimarães Rosa" em 1969. No ano seguinte, dirigiu seu primeiro longa, "Os Senhores da Terra" e já teve seu trabalho reconhecido, com o prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema. A paixão pelo Brasil e pelo cinema marcaram sua extensa filmografia. O diretor faleceu aos 75 anos, no Rio de Janeiro, por uma parada cardíaca.

Mostra Paulo Thiago

A partir do dia 14/06, nas madrugadas de segunda para terça, à 0h30:
14/06 - Cinejornal Especial: Paulo Thiago + Coisa Mais Linda: Histórias E Casos Da Bossa Nova (2005) (124')
21/06 - Policarpo Quaresma, Herói do Brasil (1997) (123')
28/06 - Vagas para Moças de Fino Trato (1992) (98')
05/07 - O Vestido (2003) (116')
12/07 - Fábio Leão - Entre o Crime e o Ringue (2013) (74')
19/07 - Poeta de Sete Faces (2002) (93')

Coisa Mais Linda: Histórias E Casos Da Bossa Nova (2005) (124')
Diretor: Paulo Thiago;
Sinopse: Um painel histórico, musical e informativo sobre o nascimento da Bossa Nova na década de 50. Os músicos Roberto Menescal e Carlos Lyra relembram histórias e descrevem apresentações.
Gênero: Documentário;
Classificação: Livre.

Policarpo Quaresma, Herói Do Brasil (1997) (123')
Diretor: Paulo Thiago;
Elenco: Paulo José, Giulia Gam, Ilya São Paulo, Antonio Calloni, Bete Coelho, Othon Bastos, Cláudio Mamberti, Fernando Eiras, Luciana Braga, Tonico Pereira, Nelson Dantas;
Sinopse: Nos primeiros anos da República, o major Policarpo Quaresma luta pela valorização da cultura. Ele tem como propostas a cassação de políticos gananciosos e a adoção do tupi-guarani como idioma oficial.
Gênero: Drama;
Classificação: 14 anos.

Vagas para Moças de Fino Trato (1992) (98')
Diretor: Paulo Thiago;
Elenco: Norma Bengell, Lucélia Santos, Maria Zilda Bethlem, Paulo Cesar Peréio;
Sinopse: Gertrudes aluga vagas em seu apartamento para duas mulheres: Madalena e Lúcia. A primeira é realista e diverte-se com seus amantes, enquanto a segunda é sonhadora e vive à espera de um príncipe encantado.
Gênero: Drama;
Classificação: 18 anos.

O Vestido (2003) (116')
Diretor: Paulo Thiago;
Elenco: Leonardo Vieira, Paulo José, Othon Bastos, Ana Lúcia Torre, Daniel Dantas, Stela Freitas, Gabriela Duarte, Ana Beatriz Nogueira;
Sinopse: Duas meninas descobrem no porão de sua casa um lindo vestido de festa. Curiosas, elas querem saber como ele foi parar ali, principalmente após verem sua mãe chorando com o mesmo entre as mãos.
Gênero: Drama;
Classificação: 16 anos.

Fábio Leão - Entre o Crime e o Ringue (2013) (74')
Diretor: Paulo Thiago;
Sinopse: Fábio Leão é um consagrado nome do MMA. O longa-metragem apresenta a trajetória vitoriosa do protagonista, que entrou para o mundo do crime quando jovem, mas superou os obstáculos através do esporte.
Gênero: Documentário;
Classificação: 10 anos.

Poeta de Sete Faces (2002) (93')
Diretor: Paulo Thiago;
Sinopse: A biografia de Carlos Drummond de Andrade é o foco do filme, que remonta a trajetória do escritor mineiro. Dividida em capítulos, a produção apresenta os primeiros anos de sua vida e a mudança para o RJ. Gênero: Documentário;
Classificação: Livre.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato