''Diversidade Cultural'' é tema do Aparecida Debate desta terça-feira

Reprodução

Com apresentação de Eduardo Miranda, vai ao ar mais um ''Aparecida Debate'', nesta terça-feira (15/06), às 21h30. O programa da TV Aparecida desta vez vai falar sobre ''Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento''.  

A produção conta que existe uma data para refletir sobre esse tema, que foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2002: 21 de maio. Isso ocorreu um ano depois da aprovação da Declaração Universal da Unesco sobre a diversidade cultural. Com isso, a ONU reafirma a contribuição da cultura e da diversidade como facilitadores do desenvolvimento sustentável.  

O programa traz para discussão muitas reflexões, principalmente nestes tempos de pandemia do coronavírus. Isso porque a cultura também sofreu um impacto significativo com tudo o que estamos vivendo, o que tem exigido uma discussão mais aprofundada sobre empatia, liberdade de expressão e respeito ao próximo. Pilares de uma convivência saudável, que garante a paz, equilíbrio e fortalecimento das pessoas.  

No debate será mostrado que a diversidade cultural faz parte da vida de todos os indivíduos, como fonte de inspiração, criatividade, inovação e, principalmente, a construção da identidade de cada um. E, além disso, está ligada a nossa vida intelectual, moral, emocional e até espiritual. 

Para entender melhor tudo isso, o programa escaldou dois convidados. Entre eles, Dom Vicente de Paula Ferreira, bispo auxiliar de Belo Horizonte. É doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com estágio pós-doutoral em teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Faz parte da Sociedade de Estudos Psicanalíticos de Juiz de Fora. Foi formador de estudantes redentoristas de teologia em Belo Horizonte. Atualmente, é o responsável pela área de cultura da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

Também vai participar do jornalístico o pastor Inácio Lemke, presidente do CONIC, do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil. É bacharel em teologia pela Faculdade de Teologia de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. E foi assessor para assuntos do Brasil e América Latina no serviço de desenvolvimento na Igreja Evangélica Luterana da Baviera, na Alemanha. 

Aparecida Debate, terça-feira, às 21h30 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato