Documentário "América Armada" estreia no Canal Brasil

Divulgação

''América Armada" (2019), filme que  acompanha o trabalho de três ativistas que, ameaçados de morte, resistem à violência no Brasil, na Colômbia e no México, estreia no Canal Brasil na quarta, dia 16/06, às 20h. Na luta, os três usam "armas" como a informação, a conscientização e o afeto. Dezenas de casos de pessoas mortas, sequestradas e desaparecidas, acompanhados de testemunhos comoventes e imagens em tempo real da violência policial foram selecionados pelos diretores Alice Lanari e Pedro Asbeg para compor o documentário. 

Raull Santiago é um jovem que nasceu e cresceu no Complexo do Alemão. Membro do Coletivo Papo Reto, munido de seu celular e determinação, transmite em lives as ações e abusos da polícia em sua comunidade. A colombiana Teresita Gaviria perdeu seu filho assassinado há dezoito anos, e, desde então, tornou-se militante do grupo Madres de La Candelária, que promove o encontro entre outras mulheres que estão na mesma situação que ela, com os assassinos presos de seus filhos e filhas. O mexicano Heriberto Paredes é um jornalista que, mesmo ameaçado de morte, acompanha a luta de grupos de autodefesa compostos por indígenas que resolveram pegar em armas para defender seus territórios e suas vidas contra o narcotráfico.

O processo de filmagem, nos três países, exigiu a construção de confiança entre a equipe e esse trio de ativistas. Com equipe mínima e uma câmera que observa sem interferir, o documentário registra o trabalho dessas pessoas em campo. “O ‘América Armada’ nos ajudou a compreender o fenômeno que estamos vivendo no Brasil – de militarização da sociedade civil - como algo que vai bem além do nosso país, e que está intrinsecamente ligado ao que vem ocorrendo em outros países da América Latina nos últimos anos”, explica Lanari. E complementa que a estrutura do longa é como uma rede, onde “as diferenças históricas e culturais de cada país estão presentes, mas os processos sociais são vistos como peças de um mesmo jogo, que se repete em distintos tabuleiros”.

América Armada (2019) (76’)
ESTREIA
Horário: quarta, dia 16/06, às 20h
Classificação: 12 anos
Direção:  Alice Lanari, Pedro Asbeg
Reapresentações: quinta, dia 17/06, às 17h35; sexta, dia 18/06, às 15h30; e segunda, dia 21/06, às 13h45.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato