Grupo Bandeirantes e Instituto Aquila lançam o ''Prêmio Band Cidades Excelentes''

Divulgação

O Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Aquila lançaram o Prêmio Band Cidades Excelentes nesta quarta-feira, 16 de junho. A iniciativa vai reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.568 municípios brasileiros. 

''Um excelente prefeito pode mudar, como já vi diversas vezes, a história de uma cidade. O sonho de fazer uma premiação anual aos melhores prefeitos é agora possível com o Instituto Aquila, que tem um grande banco de dados com informações de todas as cidades brasileiras. Esse rico e estratégico material pode e deve ser usado pelas gestões municipais e estaduais, e também pelo Governo Federal junto com o Congresso Nacional, para que os atuais e futuros orçamentos possam diminuir as diferenças'', analisa Johnny Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação. 

O instrumento utilizado na avaliação e julgamento da premiação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país. Essa plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial, que a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final. 

''Nossos estudos nos últimos 20 anos, tanto no setor privado, quanto no setor público, apontam que as cidades do Brasil têm diferenças enormes. Nosso objetivo é provocar os gestores públicos, mostrando que são eles os responsáveis pela excelência das cidades e que o setor privado acompanha esse desenvolvimento. O Prêmio Band Cidades Excelentes vai dar uma grande contribuição para o país, estimulando ainda mais a melhoria estrutural das gestões municipais'', afirma Raimundo Godoy, presidente executivo do Instituto Aquila.  

Todas as cidades brasileiras estão automaticamente pré-inscritas na premiação e serão agrupadas em três categorias de acordo com o porte da população local:
  • Menor ou igual a 30 mil habitantes
  • Entre 30 mil e 100 mil habitantes
  • Acima de 100 mil habitantes
Opcionalmente, as cidades poderão enviar projetos em desenvolvimento no município, de acordo com as orientações no site http://premiocidadesexcelentes.band.uol.com.br, aumentando a chance de melhor pontuação.

Três cidades de cada categoria serão consideradas as melhores em cada um dos cinco pilares de avaliação:
  • Eficiência Fiscal e Transparência
  • Educação
  • Saúde e Bem-Estar
  • Infraestrutura e Mobilidade Urbana
  • Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública
Além dos ganhadores por pilar, teremos ainda uma premiação especial para o vencedor geral em cada grupo populacional.  

A metodologia utilizada pelo Prêmio Band Cidades Excelentes está detalhada no livro “Cidades Excelentes: Gestão que transforma a realidade dos municípios brasileiros”, publicado pela Escola de Gestão Aquila em 2021 e disponível no site www.cidadesexcelentes.com.br.

O prêmio realizará uma etapa estadual, em setembro, quando serão conhecidos os três melhores municípios de cada categoria. Será um certificado alusivo à qualidade da gestão no pilar com maior pontuação. 

Já na fase nacional, a ser realizada em Brasília (DF), no mês de outubro, o prêmio dará um troféu para os três primeiros lugares de cada categoria. Todos os demais classificados, mas não ganhadores, receberão medalhas de participação.

Saiba mais sobre o Prêmio Band Cidades Excelentes em http://premiocidadesexcelentes.band.uol.com.br/.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV. OBS: Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem