Canal Futura estreia "Reload", série que descomplica notícias e democratiza a informação

Divulgação

O Canal Reload desembarca no Canal Futura trazendo notícias feitas por jovens e para jovens. A iniciativa, que reúne conteúdo produzido na web por dez organizações jornalísticas independentes e premiadas, estreia como jornalístico no Futura no próximo dia 3, às 21h, com a missão de "descomplicar" as notícias e democratizar a informação, utilizando linguagens que falam diretamente aos jovens, como clipes, animações e poesia slam. A série também pode ser assistida no canal do Futura no YouTube e pelas plataformas Globoplay e Canais Globo.

O Reload produz conteúdo a partir das reportagens e checagens de 10 organizações jornalísticas, que juntas acumulam mais de 100 prêmios nacionais e internacionais: Agência Lupa, Agência Pública, Amazônia Real, Congresso em Foco, Énois, Marco Zero Conteúdo, O Eco, Ponte Jornalismo, Projeto #Colabora e Repórter Brasil.

Em oito episódios, comandados pelos apresentadores Tawane Theodoro e Júnior Silva, Reload vai abordar temas atuais. O episódio de estreia, que conta a origem do Reload, dá dicas para identificar as fake news e evitar a disseminação de informações falsas. No segundo, o tema é educação e o combate à evasão escolar, levantando as dificuldades que os alunos e professores enfrentam no dia a dia. No terceiro episódio o foco são os direitos LGBTQIA+ e suas principais pautas e lutas, além de explicar como a sociedade pode contribuir para esta causa.

Já o quarto episódio é marcado pelo tema racismo estrutural e as iniciativas de valorização das identidades não-brancas. No quinto, os povos indígenas são o assunto do programa, que convida o público a uma viagem no tempo para conhecer a história de resistência dos povos originários do Brasil, as ameaças que essa população sofre hoje em dia e as principais pautas e movimentos indígenas do país.

A Política será abordada no sexto episódio, com o intuito de descomplicar as funções de cada grupo político e reforçar a importância da democracia no país. Outro tema urgente abordado no Reload será o Brasil e o meio ambiente. Quando o assunto é sustentabilidade ainda há muito para entender, e, no sétimo episódio, os apresentadores vão explicar quem são os principais envolvidos na destruição do meio ambiente e como é possível provocar uma mudança pautada na preservação. Para encerrar a temporada de maneira leve, o último episódio traz histórias inspiracionais, para mostrar que o mundo pode ser um lugar melhor.

O material do Canal Reload é distribuído no Instagram e Youtube e, com a chegada ao Futura, amplia sua presença digital também para a TV, tornando-se ainda mais acessível. O canal foi a primeira iniciativa em que organizações de jornalismo se juntaram em uma redação compartilhada para transformar seus conteúdos de reportagens em vídeo e outros formatos mais aderentes às novas gerações na internet.

"Levar o Reload para o Canal Futura foi desafiador e instigante, já que o "habitat natural" do Reload é a internet. Foi muito bacana pensar esse conteúdo também para a televisão, embora hoje em dia todas as telas se misturem, como prova a própria transmissão do programa: na TV, no Youtube e no Globoplay", conta a produtora executiva da série, Sofia Amaral. "Para o nosso público, isso é absolutamente natural: é uma geração multitelas, acostumada a consumir conteúdo em várias plataformas diferentes, e sempre muito ligada ao conteúdo audiovisual. E é aí que começa a essa grande sinergia entre o Reload e o Futura: o desejo de falar diretamente com os jovens e oferecer conteúdo pensado pra eles. Além disso, tanto o Reload quanto o Futura prezam por temas que são também muito caros a esse público: diversidade, respeito aos direitos humanos e informação rápida e de qualidade", completa.

CANAL FUTURA
Reload
Estreia: 3 de setembro (sexta-feira), às 21h.
Episódios: toda sexta-feira às 21h, com reapresentações às segundas às 9h; quartas às 18h e domingos às 17h15.

Toda semana, episódios de 13 minutos com reportagens feitas por jovens para jovens, com o objetivo de descomplicar a notícia e democratizar a informação por meio de formatos que engajam melhor a juventude, como clipes, animações e poesia slam. O Reload conta com dez organizações jornalísticas independentes e premiadas nacional e internacionalmente: Agência Lupa, Agência Pública, Amazônia Real, Congresso em Foco, Énois, Marco Zero Conteúdo, O Eco, Ponte Jornalismo, Projeto #Colabora e Repórter Brasil.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato