Série mostra o trabalho de cães que ajudam pessoas com necessidades especiais

Divulgação

No episódio inédito de Cães de Terapia que a TV Brasil exibe na quarta-feira, dia 1o, uma jovem com paralisia cerebral ganha confiança para sair de casa e se virar sozinha graças a um golden retriever chamado Big Mac. E um labrador chamado Atlas presta assistência a um homem com síndrome de Parkinson, possibilitando a ele exercer atividades que antes lhe eram impossíveis. O programa vai ao ar às 15h30.

A jovem Shelby, que sofre de paralisia cerebral, superou diversos desafios desde que passou a contar com a ajuda de Big Mac, um cão de serviço da raça golden retriever. Ela se tornou mais extrovertida e passou a falar com independência.

O animal a ajuda a abrir portas, portar objetos, trocar de roupa e outras tarefas. Big Mac é ainda uma ponte importante para Shelby se socializar com outras pessoas e fazer novos amigos. O programa acompanha a dupla em uma visita a um lar de idosos.

Ralph e Atlas
Ralph, que tem a doença de Parkinson, encontrou o cão Atlas em um abrigo de animais. A partir dali, passou a treinar o cachorro – mestiço de pastor alemão e labrador – para que este se tornasse um cão de serviço. Hoje, Atlas presta um importante auxílio a Ralph, seja para andar, levantar-se e se comunicar com as pessoas.

Como o mal de Parkinson é uma doença degenerativa, Ralph faz sessões regulares de fonoaudiologia, para garantir que ele mantenha a capacidade de dar comandos a Atlas. Ralph, que se formou na escola secundária e mudou-se para uma casa coletiva, dá palestras sobre cães de serviço e permite que outras pessoas saibam que não precisam ficar isoladas.

Cães de Terapia

Ao longo de 12 episódios de 22 minutos, a série documental visita pessoas que vivem com um animal de terapia ou serviço. Ao acompanhar o dia a dia da dupla, o espectador aprende como se dá a relação entre humano e animal, e de que forma isso beneficia as duas partes.

Os documentários revelam o potencial da terapia e dos serviços fornecidos por cães, cavalos, cabras, porcos, jumentos, entre outros bichos. A série visita instalações de treinamento, projetadas para facilitar a conexão entre animais e pessoas. Ali, todos aprendem o que é necessário na preparação desses ajudantes especiais.
Com duas temporadas e um total de 24 edições, a produção da canadense Summerhill Media vai ao ar toda quarta-feira, às 15h30, na TV Brasil.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato