Série mostra o trabalho de cães que ajudam pessoas com necessidades especiais

Divulgação

No episódio inédito de Cães de Terapia que a TV Brasil exibe na quarta-feira, dia 1o, uma jovem com paralisia cerebral ganha confiança para sair de casa e se virar sozinha graças a um golden retriever chamado Big Mac. E um labrador chamado Atlas presta assistência a um homem com síndrome de Parkinson, possibilitando a ele exercer atividades que antes lhe eram impossíveis. O programa vai ao ar às 15h30.

A jovem Shelby, que sofre de paralisia cerebral, superou diversos desafios desde que passou a contar com a ajuda de Big Mac, um cão de serviço da raça golden retriever. Ela se tornou mais extrovertida e passou a falar com independência.

O animal a ajuda a abrir portas, portar objetos, trocar de roupa e outras tarefas. Big Mac é ainda uma ponte importante para Shelby se socializar com outras pessoas e fazer novos amigos. O programa acompanha a dupla em uma visita a um lar de idosos.

Ralph e Atlas
Ralph, que tem a doença de Parkinson, encontrou o cão Atlas em um abrigo de animais. A partir dali, passou a treinar o cachorro – mestiço de pastor alemão e labrador – para que este se tornasse um cão de serviço. Hoje, Atlas presta um importante auxílio a Ralph, seja para andar, levantar-se e se comunicar com as pessoas.

Como o mal de Parkinson é uma doença degenerativa, Ralph faz sessões regulares de fonoaudiologia, para garantir que ele mantenha a capacidade de dar comandos a Atlas. Ralph, que se formou na escola secundária e mudou-se para uma casa coletiva, dá palestras sobre cães de serviço e permite que outras pessoas saibam que não precisam ficar isoladas.

Cães de Terapia

Ao longo de 12 episódios de 22 minutos, a série documental visita pessoas que vivem com um animal de terapia ou serviço. Ao acompanhar o dia a dia da dupla, o espectador aprende como se dá a relação entre humano e animal, e de que forma isso beneficia as duas partes.

Os documentários revelam o potencial da terapia e dos serviços fornecidos por cães, cavalos, cabras, porcos, jumentos, entre outros bichos. A série visita instalações de treinamento, projetadas para facilitar a conexão entre animais e pessoas. Ali, todos aprendem o que é necessário na preparação desses ajudantes especiais.
Com duas temporadas e um total de 24 edições, a produção da canadense Summerhill Media vai ao ar toda quarta-feira, às 15h30, na TV Brasil.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV. OBS: Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem