Canal Brasil celebra cinema pernambucano no mês de setembro

Divulgação

Pernambuco é um dos maiores polos da produção cinematográfica do Brasil. Para preparar o terreno para a estreia série de ficção “Chão de Estrelas” - no dia 10/09 -, que se passa no Recife, o Canal Brasil preparou uma mostra especial com grandes nomes do cinema pernambucano. De terça a quinta, entre os dias 07/09 e 30/09, sempre à 0h30, será exibido um filme produzido ou com talentos do estado. 
 
"Chão de Estrelas” foi criada por Hilton Lacerda a partir do filme “Tatuagem” (2013), que também está na programação, em uma sessão especial na sexta, dia 10/09, às 23h25, logo após a estreia da série. Outros títulos selecionados para a mostra são “Baile Perfumado” (1997), de Lírio Ferreira e Paulo Caldas; “Aquarius” (2016), de Kleber Mendonça Filho; “Azougue Nazaré” (2018), "Amarelo Manga" (2003), de Claudio Assis; "Fim de Festa" (2020), de Hilton Lacerda; "Boi Neon" (2016), de Gabriel Mascaro e “Era uma Vez, Eu, Verônica” (2012), de Marcelo Gomes, inédito no Canal.

Cinema Pernambucano em Ação
Início: madrugada de terça (07/09) para quarta (08/09), à 0h30
Horário: terças, quartas e quintas, de 07/09 a 30/09, à 0h30

Baile Perfumado (1997) (93’)
Horário: madrugada de terça (07/09) para quarta (08/09), à 0h30
Classificação: 16 anos
Direção: Lírio Ferreira e Paulo Caldas

Sinopse: O longa desvenda os trabalhos do único dono de imagens autorizadas do cangaceiro Lampião (Luís Carlos Vasconcelos), o fotógrafo e documentarista Benjamin Abrahão (Duda Mamberti). Homem de confiança de Padre Cícero (Jofre Soares), Benjamin vivia junto ao bando e registrava as ações do grupo, no intuito de produzir um filme sobre a vida do cangaceiro e seus comparsas. O material filmado é de 1936 e no filme, 60 anos depois, essas imagens possibilitam a revisitação do sertão nordestino.

Aquarius (2016) (145’)
Horário: madrugada de quarta (08/09) para quinta (09/09), à 0h30
Classificação: 16 anos
Direção: Kleber Mendonça Filho

Sinopse: Clara (Sonia Braga) tem 65 anos, é jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos. Ela mora em um apartamento localizado na Av. Boa Viagem, no Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessada em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.

Divino Amor (2019) (101’)
Horário: madrugada de quinta (09/09) para sexta (10/09), à 0h30
Classificação: 18 anos
Direção: Gabriel Mascaro

Sinopse: O Brasil vive uma nova era em 2027. O carnaval foi substituído por festas gospel. A tecnologia avançou para possibilitar um estado hi-tech, mas os fins dados ao progresso são temerosos. Agora, scanners são capazes de dizer o estado civil de uma pessoa, existem exames expressos de DNA e igrejas em estilo drive-thru. A burocracia neopentecostal e suas incoerências estão representadas na figura de Joana (Dira Paes), uma funcionária pública que utiliza seu trabalho para convencer casais que desejam o divórcio a continuarem juntos. O casamento com Danilo (Julio Machado) é perfeito, exceto pela falta de um filho que, apesar de diversas tentativas, teima em não vir. A fé de ambos, no entanto, sofre um golpe duro quando o casamento entra em crise e as novas liturgias são questionadas.

Tatuagem (2013) (110’) 
[Sessão Especial]
Horário: sexta, dia 10/09, às 23h20
Classificação: 16 anos
Direção: Hilton Lacerda

Sinopse: Recife, 1978. Clécio Wanderley (Irandhir Santos) é o líder da trupe teatral Chão de Estrelas, que realiza shows repletos de deboche e com cenas de nudez. A principal estrela da equipe é Paulete (Rodrigo Garcia), com quem Clécio mantém um relacionamento. Um dia, Paulete recebe a visita de seu cunhado, o jovem Fininha (Jesuíta Barbosa), que é militar. Encantado com o universo criado pelo Chão de Estrelas, ele logo é seduzido por Clécio. Não demora muito para que eles engatem um tórrido relacionamento, que o coloca em uma situação dúbia: ao mesmo tempo em que convive cada vez mais com os integrantes da trupe, ele precisa lidar com a repressão existente no meio militar em plena ditadura.

Era uma Vez, Eu, Verônica (2012)(109’)
ESTREIA
Horário: madrugada de terça (14/09) para quarta (15/09), à 0h30
Classificação: 16 anos
Direção: Marcelo Gomes

Sinopse: Recém-formada em medicina, Verônica atravessa um momento crucial em sua vida e questiona sua escolha profissional, seus laços afetivos e sua capacidade de lidar com a vida nova.

Amor, Plástico e Barulho (2015) (90’)
Horário: madrugada de quarta (15/09) para quinta (16/09), à 0h30
Classificação: 14 anos
Direção: Renata Pinheiro

Sinopse: Seguindo os passos de Jaqueline (Maeve Jinkings), sua companheira de banda e musa inspiradora, Shelly (Nash Laila) sonha virar uma grande cantora de música brega. Ela entra para o show business em busca de fama e fortuna mas, inserida em um mundo onde tudo é descartável, incluindo o amor e as relações humanas, ela vai encontrar grandes dificuldades para atingir a fama.

Azougue Nazaré (2018) (82’)
Horário: madrugada de quinta (16/09) para sexta (17/09), à 0h30
Classificação: 14 anos
Direção: Tiago Melo

Sinopse: Em uma cidade do interior, em meio aos canaviais, um grupo de pessoas vive suas vidas, suas tensões, seus desafios, seus sonhos e também rituais fantásticos à espera da chegada dos dias de festa. 

A Luneta do Tempo (2014) (99’)
Horário: madrugada de terça (21/09) para quarta (22/09), à 0h30
Classificação: 14 anos
Direção: Alceu Valença

Sinopse: Lampião, sempre acompanhado por sua amada Maria Bonita, lidera um bando pelo sertão de Pernambuco, enfrentando a polícia local. Antero Tenente, representante do governo, foi abandonado preso de cabeça pra baixo pelo bando de Lampião e, agora, quer vingança. Esta disputa permanece com o passar dos anos, quando o filho de Antero torna-se adulto e não aceita qualquer provocação à imagem do pai ou a simples menção a algo que lembre Lampião e seus cangaceiros.

A História da Eternidade (2014) (121’)
Horário: madrugada de quarta (22/09) para quinta (23/09), à 0h30
Classificação: 16 anos
Direção: Camilo Cavalcante

Sinopse: No sertão, várias pessoas de diferentes idades compartilham sobrenome e muitos sentimentos. Cada um à sua maneira, eles amam e desejam ardentemente. Alfonsina (Débora Ingrid) tem 15 anos e sonha conhecer o mar. Querência (Marcélia Cartaxo) está na faixa dos 40. Das Dores (Zezita Matos) já no fim da vida, recebe o neto após um passado turbulento.

Amarelo Manga (2003) (100’)
Horário: madrugada de quinta (23/09) para sexta (24/09), à 0h30
Classificação: 18 anos
Direção: Cláudio Assis

Sinopse: Recife serve de cenário para uma sucessão de curtas histórias: um açougueiro que, apesar de louvar sua mulher evangélica,mantém uma amante; a fascinação de um necrófilo pela dona de um bar; e um homossexual que sonha em conquistar o açougueiro. 

Fim de Festa (2020) (100’)
Horário: madrugada de terça (28/09) para quarta (29/09), à 0h30 
Classificação: 16 anos
Direção: Hilton Lacerda

Sinopse: Vencedor do Redentor de melhor filme pelo júri oficial e roteiro no Festival do Rio, o longa-metragem de Hilton Lacerda, estrelado por Irandhir Santos, Ariclenes Barroso e Hermila Guedes, entre outros, mostra uma quarta-feira de cinzas na qual a alegria do carnaval se esvaiu rapidamente. Breno (Gustavo Patriota) e Penha (Amanda Beça) conhecem Ângelo (Leandro Villa) e Indira (Safira Moreira) no carnaval – os últimos dois são baianos e viajaram ao norte para aproveitar a tradicional festança em Recife. A alegria dos cinco dias de comemoração, no entanto, traz uma má notícia justamente no fim; o pai de Breno (Irandhir Santos), de mesmo nome, é um policial civil responsável por apurar o brutal assassinato de uma turista francesa morta a pauladas nas ruas da capital pernambucana. Além de lidar com os amigos do filho na própria casa, o inspetor se depara com vestígios afetivos enquanto investiga o crime.

Boi Neon (2016) (100’)
Horário: madrugada de quarta (29/09) para quinta (30/09), à 0h30
Classificação: 16 anos
Direção: Gabriel Mascaro

Sinopse: Iremar (Juliano Cazarré) é um vaqueiro de curral que viaja pelo Nordeste, ao lado de Galega (Maeve Jinkings) e a pequena Geise (Samya de Lavor). Por onde passa Iremar recolhe revistas, panos e restos de manequins, já que seu grande sonho é largar tudo para iniciar uma carreira como estilista no Pólo de Confecções do Agreste.

Cinema, Aspirinas e Urubus (2005)(99’)
Horário: madrugada de quinta (30/09) para sexta (01/10), à 0h30
Classificação: 14 anos
Direção: Marcelo Gomes

Sinopse: Lampião, sempre acompanhado por sua amada Maria Bonita, lidera um bando pelo sertão de Pernambuco, enfrentando a polícia local. Antero Tenente, representante do governo, foi abandonado preso de cabeça pra baixo pelo bando de Lampião e, agora, quer vingança. Esta disputa permanece com o passar dos anos, quando o filho de Antero torna-se adulto e não aceita qualquer provocação à imagem do pai ou a simples menção a algo que lembre Lampião e seus cangaceiros.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato