Espetáculo inédito 'Cura', da Cia de Dança Deborah Colker, estreia no Globoplay

Divulgação Globo/Leo Aversa

No dia 25 de setembro, às 20h, o Globoplay transmite – ao vivo e com sinal aberto para não assinantes do mundo inteiro – 'Cura', da Cia de Dança Deborah Colker. Com criação, direção e coreografia de Deborah Colker, o espetáculo inédito conta com dramaturgia do rabino Nilton Bonder e trilha original de Carlinhos Brown. A transmissão do primeiro espetáculo de dança ao vivo na plataforma será realizada diretamente da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, e conta com direção artística de LP Simonetti, direção geral de Angélica Campos e direção de gênero de Boninho. “É a primeira vez que eu vou fazer uma transmissão de um espetáculo de dança. Trabalhar com a Deborah Colker é uma honra. É super desafio e uma enorme responsabilidade criar essa linguagem junto com ela para a TV”, conta Simonetti. Após a live, o espetáculo ficará disponível na plataforma até o dia 2 de outubro. 
 
‘Cura’ trata de ciência, fé, da luta para superar e aceitar nossos limites, do enfrentamento da discriminação e do preconceito. Deborah Colker dedicou seu tempo, nos últimos anos, a buscar uma cura. No caso, uma solução para a doença genética que seu neto tem, a epidermólise bolhosa. Dessa angústia pessoal nasceu o novo trabalho da Cia. de Dança Deborah Colker, um espetáculo que vai muito além do aspecto autobiográfico.
 
A coreógrafa concebeu o projeto em 2017, mas foi no ano seguinte, com a morte de Stephen Hawking, que encontrou o conceito. Embora acometido por uma doença degenerativa, o cientista britânico viveu até os 76 anos e se tornou um dos nomes mais importantes da física. A partir dessa história, Deborah percebeu que há outras formas de cura além das que a medicina possibilita. "Quando foi diagnosticado, os médicos deram a Hawking três anos de vida. Ele viveu mais 50, criativos e iluminados. Entendi o que é a cura do que não tem cura", conta Deborah. 

Ao planejar ‘Cura’, Deborah decidiu convidar Nilton Bonder para desenvolver a dramaturgia. "O espetáculo apresenta todos os recursos imunitários e humanitários em aliança pela cura. A ciência, a fé, a solidariedade e a ancestralidade são o coquetel de cura do que não tem cura. Concebido antes desta pandemia, o título não é um “conceito”, mas um grito!", afirma Bonder, autor, entre outros títulos, de “A Alma Imoral”.

Já Carlinhos Brown foi convidado, inicialmente, para compor apenas o tema de Obaluê, mas é o responsável pela criação de praticamente toda a trilha, inclusive a canção inicial. "A música veio na minha cabeça logo depois da primeira conversa com Deborah. Eu pensei: ‘Isso é um chamado, não é uma trilha normal’. É um trabalho muito mais profundo”, afirma o músico, que canta em português, ioruba e até em aramaico. Pela primeira vez nos 27 anos de companhia, os 13 bailarinos também cantam durante a apresentação. 

Fundador da companhia ao lado de Deborah Colker, João Elias é o diretor executivo do espetáculo. Gringo Cardia, companheiro de Deborah durante toda sua trajetória artística, assina a direção de arte e cenografia de ‘Cura’. Os figurinos são de Claudia Kopke, e Maneco Quinderé é responsável pelo desenho de luz. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato