Lázaro Ramos recebe Chimamanda Adichie no "Espelho" na próxima segunda no Canal Brasil

Divulgação 

O segundo episódio da 15ª temporada de "Espelho" vai ao ar na segunda, dia 6, às 23h, e a convidada de Lázaro Ramos é Chimamanda Adichie. A escritora nigeriana é uma das maiores vozes da literatura africana e autora de seis livros. Chimamanda também é conhecida por sua apresentação “O Perigo de Uma Única História”, um dos TED Talks mais vistos, com mais de 28 milhões de visualizações. Entre os assuntos abordados na conversa estão o Brasil, a obra literária da convidada, feminismo, racismo, pandemia e sonhos, com os desejos de Chimamanda para o mundo em que sua filha irá viver. 

“Acho que é importante ler muitas coisas diferentes e ter muitas histórias. Mas tão importante quanto isso é ter a nossa história. Temos que pensar em nós mesmos como pessoas normais e comuns. As pessoas que fazem parte de grupos marginalizados têm que se esforçar sozinhas para aprender a história delas. Claro que isso se torna mais difícil, mas temos que fazer isso porque é importante”. É com esse discurso que Chimamanda abre o programa, reforçando o que fala no TED Talk “O Perigo de Uma Única História”.

A escritora veio ao Brasil uma vez, conta que não viu muitos brasileiros negros e traz uma reflexão sobre isso. “O que comecei a perceber foi que a história predominante que o Brasil conta a si mesmo sobre o que o país é não inclui a negritude em seu centro. Acho que a ideia é a mestiçagem, todos são misturados, mas o lado afro, a africanidade, que acho que é parte importante do Brasil, não é predominante”. E completa: “acho que é só porque a colonização teve o poder, e o poder é parte integrante da contação de histórias. Quando temos o poder, nossa história é contada”.

Chimamanda Ngozi Adichie nasceu em Enugu, na Nigéria, em 1997. Ela viveu lá até os 19 anos, quando foi estudar nos Estados Unidos, onde viveu por alguns anos; hoje em dia ela se divide entre os EUA e a Nigéria. Ela é autora de três romances, “A Cor do Hibisco”, “Meio Sol Amarelo” e “Americanah”; da coletânea de contos “A Coisa À Volta do Teu Pescoço”; e dos ensaios “Todos Devemos Ser Feministas” e “Querida Ijeawele”. Suas obras já foram traduzidas para mais de 30 línguas e  foram vencedoras de prêmios como Commonwealth Writers e Orange Broadband Prize for Fiction. 

ESPELHO
INÉDITO
Convidada: Chimamanda Adichie
Horário: Segunda, 06/09, às 23h
Rebatidas: Sexta, 10/09, às 14h, e sábado, 11/09, às 7h
Classificação: Livre

Sinopse: Idealizado e apresentado por Lázaro Ramos, há 15 anos, o Espelho segue sua busca pela pluralidade, discutindo temas como democracia, cidadania e, claro, arte, educação e cultura. O programa tem compromisso com a reflexão de temas presentes na pauta da atualidade, através de bate-papos intimistas.

Neste episódio: A escritora nigeriana Chimamanda Adichie fala sobre a exclusão de pessoas negras da história, como a negritude é colocada de lado no Brasil e quão prejudicial pode ser uma liderança ruim na pandemia.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato