Animal Planet estreia a nova série ''Planeta Misterioso''

Divulgação

Os biomas são resultados de uma sequência de eventos geológicos que, ao longo de milhões de anos, formaram os habitats povoados por flora e fauna adaptadas às respectivas condições. A partir de quinta-feira, 4 de novembro, às 20h30, o Animal Planet investiga o percurso evolutivo de espécies exóticas de cinco biomas extraordinários com a série PLANETA MISTERIOSO (Mysterious Planet), já exibida pelo Discovery.

Cada um dos episódios foca em uma região diferente. A produção faz uma viagem no espaço e no tempo para mostrar o que torna esses lugares tão especiais e como eles moldaram as criaturas neles habitam.

Das exuberantes florestas da Indonésia aos áridos desertos andinos; do Caribe às grandes altitudes da Etiópia; a série empreende jornadas que, com ajuda de alta tecnologia na captação de imagens e de animações que recriam o passado geológico terrestre, reconstituem os principais eventos que deram origem às faunas locais.

As câmeras registram de perto animais exóticos, espécies únicas que representam os resultados belos e estranhos do processo evolutivo. As respostas para a profusão da vida nesses habitats selvagens estão nas forças geológicas que ainda hoje moldam nosso planeta: da movimentação das placas tectônicas e a mudança na configuração dos continentes, ao poder que emana do centro da Terra e chega à superfície na atividade explosiva dos vulcões.

No episódio de estreia, a série visita um arquipélago misterioso, paraíso escondido em águas tropicais entre Ásia e Austrália: a Indonésia. Ali, cada ilha tem fauna com seus próprios atrativos e funciona como verdadeiro laboratório evolutivo. Cercadas pela vastidão dos oceanos, as ilhas isolam a fauna que precisa se adaptar ao território limitado, aos recursos disponíveis e às interações entre espécies que vão se modificando mutuamente. Grandes migrações não são possíveis para os animais terrestres, então é comum o surgimento de espécies únicas, encontradas apenas em determinadas ilhas ou conjunto delas.

Assim acontece em Komodo, lar do lagarto gigantesco que chega a medir mais de três metros de comprimento e pesar 120 quilos. Ali, essas criaturas dividem território com búfalos, espécie levada à ilha por humanos, há apenas algumas centenas de anos. Mesmo com três vezes o tamanho dos dragões, os búfalos perecem quando a mordida dos dragões cumpre sua função: a saliva é anticoagulante.

Ainda na estreia, a série mostra como o arquipélago da Indonésia se formou ao longo dos milhões de anos. A contiguidade das porções de terra e a separação lenta destas explicam a existência dos dragões e de muitas outras espécies, como os simpáticos e ameaçados “Macaca nigra” de Sulawesi. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato