Estação Livre promove encontro entre diferentes religiões para falar sobre Deus e fé

Divulgação Julia Rugai

Nesta sexta-feira (29/10), o Estação Livre promove um encontro para falar sobre fé e religiosidade. Qual a cor de Deus? De onde vem a fé? É preciso ter religião? A edição comandada pela apresentadora Cris Guterres recebe o professor e pai de Santo Sidnei de Xangô, o pastor Rodrigo Silva e o assessor religioso em teologia e filosofia Frei David Raimundo dos Santos, para debater essas questões. Na TV Cultura, o programa vai ao ar a partir das 22h.

Durante a edição, a conversa aborda a convivência da multiplicidade de religiões existentes no país - quais são suas diferenças, pontos em comum e como cada uma professa sua fé. Ainda que apresente um estado laico, o Brasil é um dos países com maior número de católicos no mundo, porém, religiões evangélicas tem avançado cada vez mais e por ser uma nação de maioria negra e parda, também apresenta um número considerável de seguidores de religiões de matrizes africanas.

Em meio a reportagens diversas, o programa também aborda a questão da intolerância religiosa e quais são as possibilidades para que todos tenham direito de seguir a religião que melhor lhes representa.

Reportagens

Em reportagem, a edição apresenta a história do boxeador Cassius Clay, que durante o auge da luta por direitos civis dos negros nos Estados Unidos se converteu ao islamismo como um ato político, adotando o nome de Muhammad Ali. Em 1971, ele deu uma entrevista à BBC, falando da falta de representatividade negra na igreja.

Ainda, o programa aborda o debate em volta da imagem eurocêntrica que se tem de Jesus Cristo: branco, olhos claros e cabelos compridos. Mas a tecnologia ajudou a reconstruir o rosto do que seria um homem comum da Galiléia, no século 1, chegando à imagem mais aproximada de como Jesus deve ter sido.

O Estação ainda trata do catolicismo negro apresentando a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha França. E mais, o videorrepórter Rodney Suguita foi a Salvador a fim de desvendar a polêmica de barracas de acarajés de vendedores evangélicos que desrespeitam a tradição ancestral dos quitutes - patrimônios culturas da Bahia, tombados pelo Iphan desde 2005.

Por fim, a edição apresenta o Santuário Nacional da Umbanda, fundado nos anos 70, a fim de entender melhor a origem sincrética da religião, o Axé Ilê Obá, que é o primeiro terreiro de candomblé pelo Condephaat em São Paulo. E também apresenta uma reportagem com um ex-detento que se converteu na prisão e com um pastor que coordena a frente de evangélicos pelo estado de direito.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato