Jornal da Record estreia série ''Gargalos do Transporte''

Divulgação Record TV

A partir desta segunda-feira, dia 25 de outubro, o Jornal da Record estreia a série de reportagens ''Gargalos do Transporte''. A produção irá abordar exemplos de obras que poderiam ajudar a melhorar a vida de quem precisa de balsas, ônibus, ferrovias e rodovias para, por exemplo, trabalhar, ir para a escola ou transportar mercadorias Os projetos existem, entretanto, alguns não saíram do papel, e outros até foram iniciados, mas não avançaram ou estão abandonados. 

Em São Paulo, maior cidade do país, por exemplo, em que poucos grupos dominam o transporte coletivo, quem precisa de ônibus enfrenta problemas de lotação e demora.

No litoral paulista também chama a atenção uma promessa de 1961 que não se concretizou até hoje. Naquele ano nasceu o primeiro projeto de travessia entre Santos e Guarujá, apresentado ao então governador Laudo Natel: um túnel. Depois veio o ideia ponte entre as duas cidades, que também não se concretizou. Até hoje, quem precisa atravessar de uma ponta a outra só tem a balsa como alternativa. 

Já no Rio, o transporte enfrenta sérios problemas e há uma proposta para a construção de 14 novas linhas hidroviárias, que poderiam tirar mais de 100 mil carros entre a Barra da Tijuca e a Baía de Guanabara, reduzindo os congestionamentos. Mas a pressão das empresas de ônibus, que atuam há décadas na capital fluminense, impede que as iniciativas de melhorias avancem. 

As equipes também visitaram o norte do País para mostrar dois exemplos de falta de vontade para reduzir os gargalos. No Amapá, a série apresenta a situação da única ferrovia do estado, praticamente abandonada há sete anos, e onde os vagões viraram moradia para quem não conseguem pagar aluguel.

E no Tocantins a equipe viajou pela BR-235, rodovia federal prometida há 30 anos. Só um pequeno trecho foi asfaltado, prejudicando o escoamento e a produção de grãos.  

O Jornal da Record vai ao ar às 19h45. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato