Longevidade é tema da série que estreia neste domingo no 'Esporte Espetacular'


Divulgação Globo

Tempo, está aí algo que mesmo com todas as descobertas já feitas, o homem ainda não conseguiu encontrar um jeito de controlá-lo. A forma encontrada para postergar a vida passa por uma palavra que seduz e desafia os atletas: longevidade. É sobre ela a série que estreia neste domingo (24), no 'Esporte Espetacular'. No primeiro dos três episódios o repórter Richard Souza mergulha em exemplos de atletas que conseguiram estender as suas carreiras mais do que a maioria dos competidores. A ciência, sem dúvida, é uma aliada. Mas a receita para conseguir prolongar a performance em alto rendimento passa diretamente pelo cuidado e, principalmente, a atenção à saúde.
 
Exemplos não faltam no esporte atual. LeBron James iniciou esta semana, aos 37 anos, sua 19ª temporada na NBA. Os tenistas Roger Federer e Serena Williams, com 39 e 40 anos, respectivamente, continuam em atividade e sendo destaque nas quadras mesmo depois de tanto tempo competindo. Assim como Tom Brady, astro do futebol americano, que tem 43 e continua batendo recordes. No Brasil, Robert Scheidt disputou em Tóquio sua sétima Olimpíada, aos 48 anos. O velejador tem cinco medalhas olímpicas – duas de ouro – e mais de dez títulos mundiais. 
 
Vem das águas, neste caso das piscinas, dois exemplos de longevidade no Brasil. O primeiro, Manoel dos Santos, terceiro colocado na prova dos 100 metros livre nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960. Hoje, aos 82 anos, continua dando suas braçadas regularmente. “Se você trata bem uma planta, ela te dá uma flor bonita. Se trata mal, ela morre. A água é a mesma coisa. Você precisa tratar bem a água”, aconselha o medalhista olímpico de bronze na capital italiana, há mais de seis décadas. Já Nicholas Santos é um caso que foge à regra. Começou a atingir seus melhores resultados justamente quando a maior parte de sua geração já estava aposentada. Em dezembro de 2018, aos 39 anos, tornou-se o campeão mundial mais velho da história da natação, ao ganhar os 50 metros borboleta em piscina curta. Nesta temporada, aos 41 anos, é dono da melhor marca do ano na prova. “Atualmente, a longevidade no esporte tem aumentado. As condições da medicina esportiva hoje, as condições de tratamento e de prevenção, principalmente de lesões, é o que nos possibilita para que o atleta, obviamente tendo os devidos cuidados, consiga competir por mais tempo”, ressalta o médico Moisés Cohen, personagem da série.
 
Na segunda parte das homenagens aos 81 anos de Pelé, comemorados neste sábado, o apresentador Lucas Gutierrez preparou uma versão especial do quadro "Arquivos Públicos". Entre os momentos inusitados do craque fora das quatro linhas, e registrados pela TV Globo, imagens de quando o Rei morou em Nova Iorque e participações em programas humorísticos, como a 'Escolinha do Professor Raimundo' e 'Os Trapalhões'.
 
O 'Esporte Espetacular' deste domingo começa logo após o ‘Auto Esporte’.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato