A história de Garoto, violonista e referência do chorinho, é contada em novo documentário do canal Curta!

Divulgação/Curta!

A trajetória de Anibal Augusto Sardinha, fenômeno do violão — embora dominasse vários instrumentos de corda — conhecido como Garoto, é contada no documentário inédito ''Garoto – Vivo Sonhando'', que estreia com exclusividade no Curta!, depois de passar por festivais. A narrativa do filme se desenvolve através de depoimentos de grandes músicos — incluindo especialistas em chorinho, gênero no qual Garoto se celebrizou — e de um rico material de arquivo com entrevistas, fotos, vídeos e a leitura de um diário deixado pelo artista, falecido em 1955.

Entre os depoentes, contam-se músicos virtuosos que são profundos admiradores da obra de Garoto, como Paulinho da Viola, Paulo Tapajós, Carlos Lyra, João Donato, Yamandu Costa e Zé Menezes — em entrevista concedida pouco antes de sua morte, em 2014 —, que falam ao diretor Rafael Veríssimo.

O filme também resgata falas antigas de artistas que não estão mais entre nós, como Luiz Gonzaga, Vinícius de Moraes e Baden Powell, além dos depoimentos afetivos da primeira e da segunda companheiras de Garoto: Dugenir de Castro e Ioacy Rosa, respectivamente. Um dos destaques é a voz de João Gilberto, em entrevista gravada pouco antes de sua morte (em 2019), que conta de seu deslumbramento diante de Garoto: “Você conhece o Messi? Aquele jogador da Argentina? O Garoto é assim como o Messi”. O momento é ilustrado com imagens dos anos 1950.

A produção comprova o sucesso e a relevância internacional de Garoto, que tocou com artistas como a cantora Carmen Miranda e o arranjador Radamés Gnattali. Conta sobre suas viagens aos Estados Unidos, onde chegou a tocar na Broadway e na Casa Branca, para o presidente Franklin Roosevelt; e desenvolve os principais momentos de sua meteórica trajetória até seu falecimento precoce, aos 39 anos.

“Garoto – Vivo Sonhando” é uma produção da Lente Viva Filmes e da TC Filmes, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia é na Segunda da Música, 15 de novembro, às 22h.

Maratona da Consciência Negra, no Curta!, celebra a data com 24h de programação sobre questões raciais

O Curta! apresenta a Maratona Consciência Negra, reunindo 11 atrações, entre documentários e séries, que abordam temas raciais e as histórias de ícones negros. Começa a partir da meia-noite de sábado, 20 de novembro, e se estende por 24 horas ininterruptas no ar.

Entre os documentários disponíveis, destaca-se o inédito “Danças Negras”, dirigido por João Nascimento e Firmino Pitanga. O filme propõe um debate sobre a presença da cultura negra na contemporaneidade e sobre os diversos paradoxos encontrados em um contexto social marcado por uma tradição racista e escravocrata.

Além dele, o Curta! exibe os filmes “Clementina”, “Martin Luther King – Um Homem Marcado”, “Ôrí”, “Sobre Sonhos e Liberdade”, “Gilberto Gil – Antologia Volume 1”, “A Última Abolição” e “Carolina de Jesus”, além das séries: “Rotas da Escravidão”, “Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana” e “O Movimento Negro nos Estados Unidos desde Martin Luther King”.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 15/11

22h – “Garoto – Vivo Sonhando” (Documentário)

Prodígio dos instrumentos de corda, pioneiro da bossa nova, mestre modernizador do violão: Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto (1915-1955), é um dos pilares pouco conhecidos da música brasileira. Composta de arquivos raros, diários pessoais e depoimentos, esta imersão documental revela sua influência e os conflitos artísticos de um vanguardista com a trajetória popular trilhada na era de ouro do rádio. Direção: Rafael Veríssimo. Duração: 100 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 16 de novembro, terça-feira, às 2h e às 16h; 17 de novembro, quarta, às 10h; 21 de novembro, domingo, às 22h15.

Terça das Artes – 16/11

22h – “Sérgio Britto – Mestre dos Palcos" (Documentário)

O documentário acompanha as múltiplas facetas do ator e diretor Sérgio Britto, desde os bastidores de companhias de teatro a suas experiências na literatura e na ópera. O ator foi criador do "Grande Teatro Tupi", programa que fez mais de 450 adaptações de peças teatrais e tinha no elenco nomes como Fernanda Montenegro e Ítalo Rossi. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 17 de novembro, quarta-feira, às 02h e 16h; 18 de novembro, quinta-feira, às 10h; 21 de novembro, domingo, 13h35.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 17/11

23h – “Hitchcock — O homem por trás do ídolo” (Documentário)

O que realmente sabemos sobre o homem por trás do diretor Alfred Hitchcock? Através dos olhos íntimos, gentis e críticos de sua esposa e colaboradora, Alma, este filme nos permite descobrir Hitchcock, sob nova luz. Diretor: Laurent Herbiet. Duração: 52 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 18 de novembro, quinta-feira, às 3h e 17h; 19 de novembro, sexta-feira, às 11h; 21 de novembro, domingo, às 21h15.

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 18/11

20h30 – “Fronteiras do Pensamento” (Série) – Ep: “José Agualusa”

Autor de romances, contos, novelas e peças de teatro, José Eduardo Agualusa é considerado um dos mais importantes escritores em língua portuguesa da atualidade. Nascido em Angola, ele estudou agronomia e silvicultura, mas logo migrou para o jornalismo, carreira marcada por sua contribuição em diversos jornais. Hoje, com dezenas de prêmios acumulados e livros publicados, Agualusa tem suas obras traduzidas para mais de 25 idiomas. Em “Fronteiras do Pensamento”, o escritor reflete sobre a capacidade da literatura de questionar e transformar a realidade. Afinal, para ele, a ficção é um exercício permanente de empatia, de se colocar no lugar do outro.  Direção: André Brandão e Ricardo Carioba. Duração: 12 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 19 de novembro, sexta-feira, às 0h30 e às 14h30; 21 de novembro, domingo, às 10h5; 22 de novembro, segunda-feira, às 08h30.

Sexta da Sociedade – 19/11

21h – “Espero Tua (Re)volta” (Documentário)

Um retrato do movimento estudantil que ganhou força a partir do ano de 2015 ocupando escolas estaduais por todo o Brasil. Acompanhando três jovens do movimento e com imagens de arquivo de manifestações desde 2013, o documentário tenta compreender as ocupações e as suas principais pautas a partir do ponto de vista dos estudantes envolvidos.  Diretora: Eliza Capai. Duração: 90 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 21 de novembro, domingo, às 15h; 23 de novembro, segunda-feira, às 9h.

Sábado – 20/11

Maratona Consciência Negra – 24h de programação sobre questões raciais

DESTAQUE: 22h40 - Danças Negras (Documentário inédito)

O documentário é composto por depoimentos de artistas e acadêmicos como o professor Kabengele Munanga, que discutem a presença da cultura negra na contemporaneidade, bem como os diversos paradoxos de uma sociedade marcada por um passado escravocrata. A obra trilha caminhos poéticos fundamentados na ancestralidade, nas memórias marcadas em corpos que dançam histórias, movimentações estéticas, políticas e sonoras, oriundas das diásporas africanas no Brasil. Direção: João Nascimento e Firmino Pitanga. Duração: 72 min. Classificação: 12 anos

Programação completa:

00h – Clementina (de Ana Rieper)

01h25 - Martin Luther King: um homem marcado (de Edward Cotterill)

02h25 – Rodas da Escravidão (de Fanny Glissant, Daniel Cattier, Juan Gélas) – Episódios 1, 2, 3 e 4

06h30 - Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana (de José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre) – Episódios 1, 2, 3, 4 e 5

11h30 – Ôrí (de Raquel Gerber)

13h15 – Sobre Sonhos e Liberdade (de Marcia Paraiso, Francisco Colombo)

14h35 - O Movimento Negro nos Estados Unidos desde Martin Luther King (de Leslie Asako Gladsjo, Talleah Bridges McMahon, Sabin Streeter, Leah Williams) – Episódios 1, 2, 3 e 4

18h40 – Gilberto Gil – Antologia Volume 1 (de Lula Buarque de Hollanda)

20h – A Última Abolição (de Alice Gomez)

21h35 – Carolina de Jesus (de Vanessa de Araújo de Souza)

22h40 – Danças Negras (de João Nascimento e Firmino Pitanga)

Domingo – 21/11

16h45 – "Joan Miró de Perto” (Documentário)

Joan Miró foi uma figura icônica no mundo artístico. Quanto mais o tempo passa, mais seu trabalho se torna universal: ultrapassa fronteiras e gêneros, vai além de museus, está nas paredes de prestigiadas instituições e se estende ao design e à arquitetura. Este documentário traz a excepcional presença de Joan Punyet Miró, seu administrador e neto, e acessa seu estúdio, revelando arquivos nunca vistos para descobrir a faceta menos conhecida do artista: sua privacidade. Diretor: Albert Solé Duração: 52 min. Classificação: Livre.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato