''CNN Sinais Vitais'' discute uma doença que causa 300 mil mortes súbitas por ano no Brasil

Divulgação

O ''CNN Sinais Vitais'', com o Dr. Roberto Kalil, da próxima quarta-feira (17), com exibição excepcional às 23h30min, vai tratar da arritmia cardíaca, uma doença que causa 300 mil mortes súbitas por ano no Brasil.

Tontura, mal-estar, desmaio, palpitações e até parada cardíaca. Esses são alguns dos sinais de que o ritmo do coração pode não estar indo bem. Um descompasso que, segundo a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas, pode acometer uma em cada quatro pessoas ao longo da vida. “Existem situações em que o coração bate muito devagar, chamadas de bradicardias. Em outras, acelera muito, são as taquicardias. Em outras, ele simplesmente bate de forma desorganizada. Todas essas anormalidades são chamadas de arritmias e precisam ser tratadas", destaca o presidente da SOBRAC, Dr. Ricardo Alkmim Teixeira. 

O “CNN Sinais Vitais” entrou em diferentes salas de cirurgia para acompanhar os principais tratamentos para esse problema do coração. Além dos implantes de marca-passo e desfibriladores, um dos procedimentos que evoluiu muito nos últimos anos é a ablação por radiofrequência. Trata-se de uma técnica de cauterização do curto-circuito da arritmia para ajudar na eliminação de focos que eventualmente desorganizem os batimentos cardíacos. "Esse tipo de tratamento é indicado principalmente para casos de fibrilação atrial, uma arritmia que acontece mais em idosos. A partir da faixa dos 40 anos, talvez de 1 a 2% da população tenha esse tipo de arritmia. Isso aumenta para 10% entre 70 e 80 anos", ressalta o diretor da Unidade de Clínica de Arritmias do Incor, Dr. Mauricio Scanavacca.

Em entrevista exclusiva ao programa, o músico Toquinho conta a experiência dele com a arritmia e qual técnica utilizou para lidar com o problema. Entre um dedilhar e outro no violão, Toquinho revela que “o coração começou com uma batida que parecia uma bateria de escola de samba desarrumada. Deu um mal-estar como se a vida tivesse um pouco ido embora, uma sensação de vazio.” Ele conta que precisou ir ao hospital e só depois ficou mais tranquilo. “Era só um descompasso, não era taquicardia. O coração estava descompassado”, detalha. Para a equipe da CNN, ele assume ser uma pessoa hipocondríaca. “Eu adoro medicina, eu adoro remédios. Eu vou à farmácia para ver as novidades”.

O “CNN Sinais Vitais” mergulha também na história de outro músico: Beethoven. Um estudo publicado em 2014 na revista científica da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, identificou, a partir da música do compositor alemão, que ele também sofria de arritmia. "As obras dele tinham algumas peculiaridades que a gente não via em outros grandes compositores. Segundo os pesquisadores, parecia que ele estava lendo os batimentos do seu próprio coração, o que é possível já que ele ficou surdo", comenta o cardiologista Dr. Sergio Timerman.

O Dr. Roberto Kalil também vai ao Teatro Municipal de São Paulo, onde entrevista o maestro Roberto Minczuk para falar sobre o tema. "É possível a gente notar na obra do Beethoven uma inconstância rítmica, o que o torna ainda mais genial e pode ter relação com o que mostra esse estudo", destaca Minczuk.

* Na próxima quarta-feira, o “CNN Sinais Vitais”, com Dr. Roberto Kalil, vai ao ar, excepcionalmente, às 23h30, logo após o programa “Análise CNN”. Horários alternativos: no sábado (13h15 e 03h05), domingo (20h15 e 05h15) e no youtube on demand após a exibição do episódio inédito.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato