''CNN Soft Business'' encerra o ano com episódio sobre sustentabilidade e tecnologia

Divulgação

O último episódio do ''CNN Soft Business'' de 2021, nesta quinta-feira, 30/12 (23h30), traz de volta dois assuntos que mexeram com o vocabulário e a economia neste ano: ESG e logística reversa. Esta é a segunda parte da exibição especial dos melhores momentos do programa apresentado por Phelipe Siani e Fernando Nakagawa.

Bastante debatido atualmente, o termo ESG, que, em inglês, significa “environmental, social and governance”, é usado para identificar uma série de medidas e práticas ambientais, sociais e de governança adotadas pelas empresas. O tema ganhou tanta importância econômica que os fundos de ações ligados à sustentabilidade cresceram cerca de 78% no ano, segundo pesquisa da PWC Brasil. O estudo constatou ainda que 69% das empresas já divulgam metas relacionadas à ESG. 

Outro assunto em foco é a logística reversa, conjunto de procedimentos para reciclagem do material descartado nos processos produtivo e de consumo, bem como a destinação adequada desses resíduos. O processo permite que o produto, depois de usado, volte para o começo da cadeia, tornando-se uma nova mercadoria. 

O programa explica por que a logística reversa tem atraído empresas que percebem no negócio uma grande fonte de lucro. A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) estima que a produção de resíduos sólidos no Brasil chegue a cerca de 79 milhões de toneladas por ano. Desse total, 40% ainda têm destinação imprópria, indo para 2.707 lixões a céu aberto. A taxa de reciclagem é inferior a 4% na média nacional. Se todo esse lixo fosse reaproveitado, poderia gerar cerca de R$ 14 bilhões por ano.

O “CNN Soft Business” também entra no universo do “blockchain”, as moedas digitais controladas por instituições reconhecidas por um governo, diferentemente das criptomoedas, que não tem uma autoridade oficial responsável por sua emissão ou controle. E, por isso, todas as transações de moedas virtuais são registradas em blockchain, também conhecidas como um protocolo de confiança.

O episódio ainda mostra uma empresa que imprime carne e o futuro automobilístico com carros voadores.  

*O CNN Soft Business é exibido às quintas-feiras (22h30min), com reprise aos sábados (17h15), domingos (02h20 e 21h) e segundas (00h45). 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato