EBC fecha 2021 com recorde de audiência e 19 prêmios

Reprodução

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) termina o ano de 2021 com muitos motivos para comemorar. Subimos para a sexta colocação no ranking das emissoras mais assistidas pelos brasileiros, acumulamos 19 prêmios jornalísticos e de gestão e alcançamos mais de 230 milhões de usuários no YouTube dos nossos veículos -- TV Brasil, Rádios, TV Brasil Gov e Agência Brasil. Chegamos aos 14 anos com novos programas, mais informação, esporte e entretenimento.

De acordo com dados do Painel Nacional de TV (PNT), a TV Brasil atingiu em novembro o 6º lugar no ranking, mantendo-se no top 10 da TV brasileira. Em números absolutos, a sexta posição na lista (que conta com 90 emissoras) representa o alcance de 4,5 milhões de lares nas localidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Emissora oficial dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, a TV Brasil se consagrou também na ampla cobertura do evento, realizado de 24 de agosto a 5 de setembro, com mais de 110 horas de competições. As transmissões diárias, ao vivo, mostraram desde a cerimônia de abertura e a solenidade de encerramento, até as principais competições nas diferentes modalidades, com destaque para a participação dos atletas brasileiros em esportes coletivos e individuais.

Nossa programação ganhou mais 900 horas de conteúdo, com novas atrações e formatos. Os brasileiros ganharam a TV Brasil Animada, o Circos e novas temporadas do Brasil sobre duas Rodas, Agro Nacional, e Parques do Brasil. No total, foram mais de 260 horas de produção.

Destaque, também, para o Novo Sem Censura, que completou 36 anos no ar mais moderno e dinâmico, com maior espaço para interação e uma série de convidados ilustres. Foram entrevistados os ministros das Comunicações, Fábio Faria; da Saúde, Marcelo Queiroga; da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes; de Minas e Energia, Bento Albuquerque; da Secretaria de Governo, Flávia Arruda; do Gabinete de Segurança Institucional, General Heleno; e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, entre outros.

E não foi só a pauta política que ganhou espaço no Sem Censura: o programa contou com a participação do ator Marcos Frota, do goleiro Paulo Victor, do ex-piloto Nelson Piquet, e do ex-zagueiro da seleção Lúcio.

O torcedor aproveitou muito a programação da EBC: o país acompanhou, na TV, rádios e Agência Brasil os jogos da Série D, da Liga Nacional de Futsal, do campeonato paraense, da Copa Verde e do Novo Basquete Brasil (NBB).

Em 2021, a EBC investiu ainda mais em informação: o aumento dos conteúdos jornalísticos na grade de programação foi de 300%, com novos jornais em rede nacional e local. Além do Repórter Brasil Tarde e Repórter Brasil, transmitidos para todo o país, Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro voltaram a ter conteúdos regionais de segunda à sexta, às 12h.

Para completar, todas as notícias e ações do Governo Federal são reunidas diariamente no Brasil em Dia. Já o Repórter Nacional ganhou ainda mais espaço, aliando sua tradicional transmissão no rádio com a exibição também na TV.

Além de informar, a EBC também garante a inclusão: todos os conteúdos jornalísticos do canal têm tradução em libras. Todos os programas da TV Brasil possuem legenda oculta ou closed caption e mais de 24 horas semanais de audiodescrição.

Nas Rádios EBC e nas redes sociais, a tradicional Voz do Brasil manteve seu papel de informar e aproximar a população dos temas relevantes do país, recebendo mais de 80 autoridades ao longo do ano na faixa dedicada ao Poder Executivo – são 25 minutos produzidos pela EBC Serviços e outros 35 minutos divididos e sob responsabilidade dos poderes Judiciário e Legislativo. Jornalismo e prestação de serviços no programa de rádio mais antigo do país.

Nossos canais online também mostraram sua força: de janeiro a novembro, as matérias da Agência Brasil receberam mais de 240,5 milhões de visitas -- e as republicadas em outros sites alcançaram 121,3 milhões de visitas e o site da Rede Nacional de Rádio ultrapassou 10 milhões. A Rádio Nacional, por sua vez, ganhou podcasts e até um museu, inaugurado em agosto deste ano no Rio de Janeiro.

A gestão representou ainda mais avanços: a EBC foi classificada como a empresa estatal mais bem posicionada em ranking de transparência divulgado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e manteve, pelo terceiro ano consecutivo, o nível mais alto (I) no IG-Sest do Ministério da Economia. Em 2022, o esforço é importante: chegar a todos os estados brasileiros.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato