Ad Code


TV Brasil estreia seriado documental Brasil Independente

Divulgação

Em comemoração ao bicentenário da Independência do país, a TV Brasil estreia neste domingo (11), às 19h, a série documental Brasil Independente. Produzido pelo Canal Educação, o seriado inédito desbrava a saga de heróis e heroínas que entraram em cena e mudaram a história da nação.

A atração ganha janela semanal na TV Brasil aos domingos, e se junta à extensa programação temática sobre o bicentenário da Independência em exibição na emissora pública. Conduzida pela apresentadora Priscila Rangel, a produção esclarece como se deu o processo de emancipação do país frente à coroa portuguesa. 

A série aborda desde a chegada da família real ao Brasil, com a criação de indústrias, comércios, estímulo às artes e à arquitetura, transformando o Rio de Janeiro na capital do império português, até o famoso grito às margens do rio Ipiranga. Dirigido por Linei Lopes, com roteiro de Paulo Fernandes, o seriado se estrutura em quatro episódios de 26 minutos: “Dom Pedro I”, “Dona Leopoldina”, “Dom João VI” e “José Bonifácio”.  

Com auxílio de historiadores, documentos e ilustrações da época, a atração apresenta as biografias dos grandes nomes por trás da independência do Brasil. Em uma viagem no tempo, a produção percorre os principais momentos que culminaram nesse importante marco da história do país.

Episódio de estreia 

Em “Dom Pedro I”, Brasil Independente explora a fundo essa figura conhecida pelos brasileiros desde a escola. Historiadores destacam a trajetória do primeiro imperador do país ao revelar um personagem que viveu intensamente o Brasil e que foi decisivo para o processo de emancipação.

Considerado um herói nacionalista, D. Pedro I assumiu o protagonismo no caminho até a independência. A atração revela que ele precisou lidar com a política nacional e estrangeira, rebeliões, e toda a complexidade de uma colônia com dimensões continentais que estava sendo gestada para se tornar uma nação livre do jugo português.

Os historiadores Patrícia Wanzeller e Maurício Ferreira e o pesquisador e biógrafo Paulo Rezzutti são os entrevistados do episódio de estreia.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code