Bela Gil no Estação Livre: "A fome é realmente uma ferramenta de manipulação da população, porque uma pessoa com fome aceita qualquer coisa'', diz

Divulgação Lara Asano

Nesta sexta-feira (28/10), o Estação Livre discute sobre segurança alimentar e recebe para debater o tema a chef de cozinha Bela Gil e o coordenador de justiça social e econômica da Oxfam Brasil, Jefferson Nascimento. Apresentado por Cris Guterres, o programa vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h30.
 
Segundo relatório da Rede Penssam, 125,2 milhões de pessoas convivem com algum grau de insegurança alimentar. Desses, 33,1 milhões passam fome. O que explica esses números tão altos em um dos países que mais produzem grãos no mundo? Por que voltamos a figurar no Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas? Segundo a chef de cozinha Bela Gil, a fome é realmente uma ferramenta de manipulação da população, porque uma pessoa com fome aceita qualquer coisa. “A gente tem tecnologia social, o que falta é vontade política para transformar”, diz.
 
Ainda sobre esse assunto, Jefferson Nascimento, coordenador de justiça social e econômica da Oxfam Brasil, comenta: “É importante ter políticas públicas que possam promover a valorização real do salário mínimo”.
 
O Estação Livre procura dar um panorama da alimentação do brasileiro e também mostra como a participação da sociedade civil é importante na luta contra a fome no país, apresentando iniciativas públicas e privadas que ajudam a diminuir o problema. Como são os projetos Cozinha Escola Solidária, que profissionaliza para o mercado de trabalho na área da gastronomia, além de alimentar quem não tem o que comer; o Mesa Brasil, que mobiliza empresas doadoras de alimentos; e o Gastronomia Periférica, que é um negócio social que oferece curso de profissionalização gratuito para o povo periférico.
 
A edição traz também o Bom Prato, programa do Governo do Estado criado em 2000, que serve diariamente 126 mil refeições por R$ 1,00 o prato.
 
Por fim, o Estação Livre fala sobre a qualidade da alimentação do brasileiro, a quantidade de novos agrotóxicos que o governo federal liberou para uso no Brasil e apresenta o projeto Mulheres do Gau, grupo de agricultura urbana da Zona Leste de São Paulo que trabalha para abastecer a comunidade com produtos orgânicos. “Dá para produzir comida para toda a população de maneira orgânica e agroecológica. Esse mito de que não dá para alimentar o mundo com orgânico precisa ser desbancado”, afirma Bela Gil.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato