Lateral-esquerdo no tetra, Branco é o convidado do 'Que Copa É Essa?' deste domingo no Sportv

Divulgação Globo/Paulo Belote

Antes da consagração com o tetracampeonato em 1994, Branco sentiu a frustração de voltar para casa sem a tão desejada taça. Autor de um dos gols mais importantes daquela campanha no Mundial dos Estados Unidos – o da vitória por 3 a 2 sobre a Holanda, nas quartas de final –, há 28 anos, o atual diretor de seleções da CBF é o convidado deste domingo do programa 'Que Copa É Essa?', que o sportv exibe de forma inédita a partir das 22h, para contar sobre os Mundiais de 1990 e 1994. Além dessas edições ele participou também do torneio em 1986.
 
''Copa do Mundo é um negócio tão marcante que em 1982, na eliminação do Brasil, eu chorei pela derrota para a Itália. Eu era garoto, trabalhava pra ajudar meu pai como ajudante de pedreiro e assistia aos jogos depois que chegava do trabalho. Quatro anos depois, em 1986, eu era jogador da Seleção e estava atuando com os caras no México. Olha que interessante isso. O futebol é espetacular. Eu joguei três Copas, perdi só um jogo, e ganhei apenas uma delas, a de 1994'', ressalta Branco, referindo-se à derrota por 1 a 0 para a Argentina na Copa de 1990, na Itália, nas oitavas de final. 
 
Além dos bastidores tumultuados da Copa de 1990, o camisa 6 do tetra esmiuçou com o comentarista Paulo Vinícius Coelho o esquema tático daquela seleção brasileira campeã nos Estados Unidos, derrotando a Itália nos pênaltis na decisão, após empate em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação. “Na final da Copa de 1994, eu me lembro que aos 35 minutos do segundo tempo os dois times começaram a segurar o jogo para a prorrogação. Porque se toma um gol ali acabou. Ninguém tinha mais muita perna para jogar. Fomos para a prorrogação, um calor danado, muito quente mesmo”, recorda o ex-jogador, que comentou também sobre o pênalti derradeiro, desperdiçado por Roberto Baggio, que deu o título ao Brasil. “O Baggio era um dos maiores craques do mundo naquele momento. Eu joguei contra ele na Itália, e só pênalti em baixo. Naquele dia da final, ele bateu em cima. Pra ver como é difícil e tenso chegar numa decisão de Copa do Mundo, numa disputa por pênaltis. Por isso a preparação mental de um jogador é muito importante também”. 
 
Apresentado por André Rizek, Paulo César Vasconcellos e Paulo Vinícius Coelho, o ‘Que Copa É Essa?’ deste domingo começa logo depois do ‘Troca de Passes’.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato