"Ele aprendeu a ser mais humilde, a escutar mais", diz Leonardo Boff sobre Lula, no Provoca

Divulgação/Lara Asano

Nesta terça-feira (28/11), Marcelo Tas conversa com teólogo, escritor e professor Leonardo Boff no Provoca. Ele conta na entrevista sobre a sua amizade com o Papa Francisco, critica o conservadorismo do Vaticano, fala sobre o perdão, seu livro O Casamento Entre O Céu e a Terra, Contos dos Povos Indígenas do Brasil e muita mais. Vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h.
 
Ex-padre, Boff começa a edição contando sobre sua amizade com o Papa Francisco. “Nós ficamos amigos no tempo em que ele era jesuíta, 1972, demos palestra juntos em Buenos Aires, ele falando sobre o carisma dos Jesuítas e eu dos Franciscanos, já nos conhecíamos ai". E Tas pergunta: me parece que ele te mandou uma foto? "Lá de Roma, porque a gente se corresponde, pegou uma foto do arquivo dele e me mandou”, conta.
 
O teólogo fala sobre o que nós temos que aprender com os indígenas. “Eles são os nossos mestres e doutores na relação com a natureza, pede licença para entrar, se derruba uma árvore faz o rito de desculpa, porque diz vou ter que fazer um remo, uma porta, e planta outras duas. Nós perdemos essa intimidade e desrespeitamos a natureza”, diz Leonardo.
 
Em outro momento da edição, Tas pergunta se a igreja católica deveria se preocupar com o aumento dos evangélicos no Brasil. “Pelo número de católicos que temos, deveríamos ter 100 mil padres para atender a demanda. Temos 17 mil, sendo 8 mil estrangeiros (...) institucionalmente a igreja católica é um fracasso. E como ela quer impor o celibato, muitos não aceitam, querem amar, ter filhos, família, gostariam de ser padre, mas não desse jeito, então ela é culpada disso”, afirma Boff.
 
Por fim, o teólogo conta sobre sua conversa com o presidente eleito, Lula, quando estava na prisão. “Ele aprendeu a ser mais humilde, a escutar mais. Ele disse: ‘Boff, estou ligado aos movimentos sociais, sou um sobrevivente da fome (...), tenho 77, vou chegar aos 80 anos, então vou fazer uma política, a mais justa, equilibrada possível. No social quero radicalizar porque é a última chance que eu tenho na minha vida (...) quero ajudar os invisíveis’”.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato