Em clima de Copa do Mundo, futebol brasileiro é tema da Mostra Cinema nas Quatro Linhas no Canal Brasil

Divulgação

Em preparação para a Copa do Mundo 2022, o Canal Brasil apresenta neste mês a Mostra Cinema nas Quatro Linhas, que conta com oito documentários e uma série que têm como tema o futebol brasileiro e suas grandes personalidades. Entre os dias 7 e 11 de novembro, a partir das 18h, serão exibidos os filmes "Isto É Pelé", "Pelé - Um Rei Desconhecido", "Mundialito", "Maracanã, O Filme", "Pelé Eterno", "Garrincha - Alegria do Povo", "1958 - O Ano em que o Mundo Descobriu o Brasil" e "Os Donos da Casa". A programação especial conta ainda com a série "Seleção Brasileira - Paixão de Um Povo", que será exibida entre 14 e 18 de novembro, às 18h.

O público terá a oportunidade de assistir ao documentário "Isto É Pelé", de 1974, com direção de Eduardo Escorel e Luiz Carlos Barreto, na segunda, dia 7 de novembro. O longa narra a história de Edson Arantes do Nascimento, conhecido em todo o mundo como Pelé, desde o início de sua carreira no esporte, aos 17 anos. O craque conta sobre sua trajetória e relembra partidas e gols que marcaram sua carreira e o futebol brasileiro. Na sequência, o canal transmite "Mundialito", documentário de Sebástian Bednarik, que trata da dualidade entre o esporte e o poder, especificamente na Copa de Ouro, realizada no Uruguai, durante um período ditatorial.

Terça-feira, dia 8, também é dia de dose dupla. Primeiro, é a vez de "Pelé - Um Rei Desconhecido", uma coprodução do Canal Brasil dirigida por Ernesto Rodrigues, que apresenta um compilado de imagens inéditas ou quase nunca vistas do ídolo dentro e fora de campo. Em seguida, será exibido "Maracanã, O Filme", de Andrés Varela e Sebastián Bednarik, que reúne depoimentos sobre a Copa do Mundo de 1950, sediada no Brasil, que terminou com a vitória do time uruguaio.

Na quarta, dia 9, será apresentado o documentário "Pelé Eterno", com direção de Anibal Massaini Neto, que narra a vida do rei do futebol por meio de depoimentos de colegas, ex-jogadores e celebridades da época.

O público poderá conferir dois filmes na quinta-feira, dia 10. "Garrincha - Alegria do Povo", documentário de Joaquim Pedro de Andrade, apresenta cenas clássicas de Mané Garrincha, um dos principais jogadores brasileiros, em campo pela Seleção Brasileira e pelo Botafogo, além de imagens raras de seu cotidiano. Depois, é a vez de "1958 - O Ano em que o Mundo Descobriu o Brasil", do diretor José Carlos Asbeg, que relembra a primeira taça da Copa do Mundo de futebol conquistada pelo time brasileiro, com depoimentos de jogadores, dirigentes e jornalistas esportivos.

Para fechar a primeira semana da mostra, na sexta, dia 11, o canal apresenta a estreia do documentário "Os Donos da Casa", dirigido por Carla Dauden. O filme levanta a questão do impacto dos megaeventos nos países sede, e apresenta a história de quatro pessoas, em diferentes lugares do Brasil, que narram suas histórias com a Copa do Mundo de 2014.

A segunda semana da mostra exibe os dez episódios da série documental "Seleção Brasileira - Paixão de Um Povo", que percorre os grandes momentos que marcaram a história da Seleção Brasileira de futebol desde 1914 até 2014.

Canal Brasil - Mostra Cinema nas Quatro Linhas

"Isto É Pelé" (1974) (75')
Horário: Segunda, 7/11, às 18h
Direção: Eduardo Escorel e Luiz Carlos Barreto
Classificação: 10 anos

Sinopse: Documentário que narra a vida de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, contando sua carreira de 17 anos de futebol. Ao lado do gênio Pelé, são focalizadas as grandes conquistas do futebol brasileiro, com ênfase nas Copas do Mundo de 1958 e 1970.

"Mundialito" (2010) (72')
Horário: Segunda, 7/11, às 19h10
Direção: Sebástian Bednarik
Classificação: Livre

Sinopse: O documentarista Sebástian Bednarik investiga as relações entre poder e esporte na concepção da Copa de Ouro, realizada no Uruguai. A competição - transcorrida durante o período de ditadura e utilizada para fortalecer a imagem dos militares junto à população - reuniu os grandes campeões do mundo até então, numa celebração que acabou superando quaisquer conotações políticas a ela atribuídas.

"Pelé - Um Rei Desconhecido" (2017) (38')
Horário: Terça, 8/11, às 18h
Direção: Ernesto Rodrigues
Classificação: Livre

Sinopse: Coproduzido pelo Canal Brasil em parceria com a Bizum, o documentário de Ernesto Rodrigues traz imagens raras de acervos estrangeiros, preservadas ao longo dos anos, com registros valiosos do craque em ação dentro e fora de campo, filmados no Brasil, na Europa, nas Américas e até na Oceania.

"Maracanã, O Filme" (2014) (75')
Horário: Terça, 8/11, às 18h35
Direção: Andrés Varela e Sebastián Bednarik
Classificação: Livre

Sinopse: Após três anos de pesquisa, os uruguaios Andrés Varela e Sebastián Bednarik lançaram um filme com imagens inéditas remasterizadas e depoimentos dos protagonistas de uma das maiores glórias da Celeste Olímpica: o triunfo sobre o Brasil na final da Copa do Mundo de 1950, realizada no país dos adversários. A produção é baseada no livro ``Maracanã, A História Secreta'', do escritor Atilio Garrido.

"Pelé Eterno" (2004) (120')
Horário: Quarta, 9/11, às 18h
Direção: Anibal Massaini Neto
Classificação: Livre

Sinopse: A vida do “rei do futebol” Pelé é mostrada através de depoimentos de ex-jogadores, amigos e celebridades importantes da época. Seguindo uma ordem cronológica, são exibidos vários de seus gols, principais jogadas e fatos que marcaram sua carreira.

"Garrincha - Alegria do Povo" (1962) (60')
Horário: Quinta, 10/11, às 18h
Direção: Joaquim Pedro de Andrade
Classificação: Livre

Sinopse: A vida e carreira de Garrincha, um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos e, para muitos, "o maior". O documentário apresenta cenas clássicas do jogador em campo pela Seleção Brasileira de Futebol e pelo Botafogo.

"1958 - O Ano em que o Mundo Descobriu o Brasil" (2008) (84')
Horário: Quinta, 10/11, às 19h
Direção: José Carlos Asbeg
Classificação: Livre

Sinopse: Jornalista, roteirista e diretor de cinema, José Carlos Asbeg apresenta uma visão profunda sobre a Copa do Mundo de 1958, a primeira conquistada pela Seleção Brasileira. Asbeg revive aquele período e vai além de simplesmente mostrar a trajetória vitoriosa da equipe brasileira: apresenta depoimentos dos jogadores que tiveram a dolorosa -- e malsucedida -- tarefa de superar Pelé, Didi, Garrincha, Vavá e os demais craques que se tornariam lendas do futebol mundial. Longe das habituais narrativas ufanistas -- que retornaram com força após os apelos do ex-técnico Dunga na apresentação dos convocados para buscar mais um título mundial --, Asbeg não censura as opiniões dos ex-adversários da seleção. Mesmo quando elas buscam desconstruir a mitologia existente em torno do primeiro campeonato mundial brasileiro.

"Os Donos da Casa" (2021)
Horário: Sexta, 11/11, às 18h
Direção: Carla Dauden
Classificação: Livre

Sinopse: A Copa de 2014 passou pelo Brasil levantando poeira como bola em um campinho abandonado. Ela trouxe e levou com ela sonhos, ilusões, e também tristezas. “Os Donos da Casa” retrata esse ciclo com a perspectiva que só a passagem do tempo pode dar, e o faz a partir das histórias de quatro pessoas de diferentes lugares do país: brasileiros e brasileiras que vivenciaram o melhor e o pior de um evento que receberam com os braços abertos. O filme também levanta importantes questões sobre o impacto de megaeventos nos países sede.

"Seleção Brasileira - Paixão de Um Povo" (2014) (10 episódios)
Horário: Segunda a sexta, 14 a 18/11, às 18h
Classificação: Livre

Sinopse: A série “Seleção Brasileira -- Paixão de um Povo” percorre momentos históricos da nossa equipe masculina de futebol desde o nascimento, em 1914, até os dias de hoje.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato