Caminhos da Reportagem revela obras do bordado filé em Alagoas

Divulgação

Entre linhas, agulhas e histórias, o programa jornalístico Caminhos da Reportagem percorre as tramas coloridas da Região das Lagoas Mundaú e Manguaba, em Alagoas, reconhecida como Indicação Geográfica (IG) do bordado filé, neste domingo (4), às 22h.

A edição inédita da atração da TV Brasil integra a série temática "Riquezas da Nossa Terra", produzida pela emissora pública em parceria com o Sebrae. O conteúdo da emissora pública tece redes para apresentar histórias de vida emocionantes e resgatar a tradição do trabalho e do saber artesanal.

Ensinado pelos europeus no período colonial, o bordado filé foi incorporado pelas mulheres locais e se tornou um símbolo do estado nordestino. Se no velho continente o artesanato é monocromático, sendo mais comum em branco ou bege, no Brasil, essa produção rústica ganhou múltiplas cores.

Na família da artesã Lourdes Gama, a filha Sandra e a neta Kaillane aprenderam com ela a bordar e a fazer da atividade uma fonte de renda. "Eu já sou aposentada, então a minha complementação é o filé. Tem mulheres que criam a família inteira somente com a renda do filé", afirma dona Lourdes.

Filé, traduzido do francês "filet", significa rede. E, no caso do artesanato, é um bordado feito sobre uma rede semelhante à da pesca. Não é por acaso que este tipo de trabalho está presente em comunidades pesqueiras, explica o antropólogo Bruno Cavalcanti.

O professor da Universidade Federal de Alagoas é responsável pelas pesquisas que fundamentaram o reconhecimento do bordado filé como Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas e depois garantiram o registro da região como Indicação Geográfica (IG) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Influência do trabalho artesanal e pesqueiro na renda

O bordado e a pesca são atividades essenciais para a sobrevivência da população do Complexo Estuarino das Lagoas Mundaú-Manguaba, formado por seis municípios: Maceió, Marechal Deodoro, Pilar, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte e Satuba.

Segundo Bruno Cavalcanti, o peso do bordado no orçamento das famílias vem aumentando em função do incremento do turismo e da queda do rendimento da pesca provocada principalmente pela poluição das lagoas.

"A lagoa está secando. Aqui onde nós estamos passava a lancha que ia para Marechal Deodoro. Hoje em dia a gente tá em cima da areia", confirma o pescador José Rosalvo dos Santos que saiu junto com a mulher, Rosiene da Silva Ramos, para pescar e catar mariscos na lagoa Mundaú, no bairro Pontal da Barra, na capital. Quando voltam da água, ele tece com o nylon uma nova tarrafa. Ela borda e engoma toalhas, colchas, entre outras peças.

Assim como Rosiene, muitas bordadeiras encomendam as redes que servem de suporte para o bordado no município de Coqueiro Seco, de seis mil habitantes. Jedivan do Nascimento Silva, de 72 anos, é umas das poucas que ainda fazem a rede da forma tradicional, mais difícil.

Durante o programa do canal público, a artesã fala sobre o seu árduo processo de trabalho. A entrevistada conta que enrola a linha de algodão no dedão do pé para começar a tecer. Quando a malha atinge 30 centímetros, ela passa a obra para outro tipo de suporte, que pode ser o encosto da cadeira.

Reconhecimento e legado da prática

Para defender a tradição e buscar a valorização do produto, as artesãs criaram o Instituto do Bordado Filé de Alagoas, o Inbordal, e com a assessoria do Sebrae, batalharam pelo reconhecimento da Indicação Geográfica.

Entre as conquistas que vieram em seguida, elas comemoram parcerias, aprendizado em oficinas e lançamento de novas coleções. Maylda Cristina Soares da Silva, presidente do Inbordal, ressalta que a partir da IG as artesãs conseguiram melhores preços na venda do filé.

Uma das estratégias do Inbordal é ensinar o saber ancestral para as novas gerações. As oficinas de bordado reúnem adolescentes de escolas públicas. "Pra mim é muito importante passar esse trabalho para que ele não morra porque foi através dele que a minha mãe ajudou bastante a minha família e deixou esse legado pra gente", diz a professora Lucineide Sena.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato