Novela ''Travessia'' introduz robô como personagem

Divulgação Globo/João Miguel Júnior

Ele se posiciona bem no set, decora falas com precisão e velocidade, expressa emoções, mas está longe de ser um ator convencional: esse é o Haroldo, o inusitado robô-personagem que acaba de integrar o elenco da novela ''Travessia''. Os movimentos – potentes ou suaves, rápidos ou mais lentos –, assim como a emissão de frases e de sinais emotivos são resultados de protocolos digitais de comunicação enviados remotamente que foram desenvolvidos na Globo. 
 
Uma das tecnologias, em 2.4GHz, é responsável por controlar a locomoção. A outra, em 485MHz, encarrega-se da troca de dados na interação em cena, ou seja, frases sintetizadas e expressões faciais. Para o controle do robô, o time da Globo criou um aplicativo em Unit. Por ele, no set de gravação, o operador faz o disparo de voz e programa a troca de expressão, de acordo com o pedido da direção. 
 
Como esclarece João Rizzo, gerente de Efeitos Especiais da Globo, para o desenvolvimento das tecnologias de radiofrequência, foram utilizados protocolos de comunicação industriais, e, para o controle dos motores, adotou-se o módulo de interpolação programável. “Desse modo, além das funções autônomas, é possível ajustar os parâmetros de forma mais fácil e confiável, obtendo a regulação necessária para o robô atuar em cena”, afirma. Já quanto à aparência do robô, os profissionais, primeiramente, alinharam o conceito artístico e, então, desenharam mais de 20 ideias. Após definida a forma física ideal junto à direção da novela, o time partiu para a prototipagem. 
 
Haroldo acaba de ser integrado ao elenco da novela “Travessia”, que vem jogando luz a questões atuais envolvendo o uso de tecnologia. Simpático e gentil, ele é o novo funcionário do bar de Vila Isabel. A ideia foi de Nunes, personagem de Orã Figueiredo, proprietário do estabelecimento, com o intuito de tornar o negócio mais tecnológico. “O Haroldo não vai fazer uma revolução; ele é a revolução”, disparou no episódio da última terça, 28 de novembro. O robô cheio de charme promete conquistar a clientela, colocando em xeque a preferência por Joel, interpretado por Nando Cunha, o colega de trabalho humano. 
 
Segundo Rizzo, a entrada de um robô como personagem na novela das nove deve acender o debate sobre a inserção de tecnologias no nosso dia a dia. “Os espectadores serão convidados a refletir sobre como as tecnologias estão incorporadas na nossa rotina e como elas podem nos ajudar a viver melhor. Além disso, a trama provocará a discussão sobre como profissões essencialmente humanas, como a de garçom, podem estabelecer diferentes relações com as novas tecnologias, um robô, por exemplo”, afirma. 
 
O projeto, liderado pelo time de Efeitos Especiais da Globo, conta com a participação de cerca de 25 profissionais, de diferentes perfis, sem contar o pessoal do artístico (produção, direção e até a autora, Gloria Perez). Entre a conceituação e a entrega final, foram seis meses de trabalho, de abril a outubro deste ano. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato